Hospital Santa Izabel alcança marca de 100 cirurgias robóticas

Investimento possibilita mais soluções em saúde por meio de um equipamento tecnológico moderno

 

O Hospital Santa Izabel completou a realização da centésima cirurgia robótica, pontuando um momento de grande relevância na área de saúde. O Santa Izabel foi o primeiro hospital baiano a realizar cirurgia com o uso do robô Da Vinci, equipamento avançado que permite realizar procedimentos menos invasivos e com mais precisão.

O marco de 100 cirurgias realizadas com o uso do robô Da Vinci aconteceu seis meses após a chegada do equipamento. “Este investimento possibilita mais soluções em saúde por meio de um equipamento tecnológico moderno, que evidencia o pioneirismo da Santa Casa quando se trata de novos e eficazes tratamentos e procedimentos cirúrgicos”, afirma Roberto Sá Menezes, provedor da Santa Casa da Bahia, OS associada ao Ibross.

Além de ter marcado o início dos procedimentos desse porte na Bahia, o Da Vinci do Santa Izabel foi indutor de um incrível desenvolvimento profissional na saúde: para operar com o robô, a equipe médica precisou passar por um intenso treinamento de qualificação.

Dez médicos precisaram passar pelo treinamento para estarem aptos a operar com o robô, sendo que quatro fizeram esse treinamento nos Estados Unidos e seis na Colômbia. Além disso, mais de 25 pessoas da equipe de enfermagem do hospital passaram por uma intensa capacitação, como forma de prepará-las para participar dos procedimentos que seriam realizados com o Da Vinci.

As operações com o robô impactaram ainda na produção científica, com a apresentação de dois trabalhos no Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização, realizado recentemente em São Paulo.

Ideal para cirurgias que envolvam alto detalhamento anatômico ou realizadas em pequenos espaços e cavidades, o Da Vinci já foi utilizado no Santa Izabel em intervenções urológicas, torácicas, oncológicas, proctológicas e ginecológicas.

 

Sobre o Hospital Santa Izabel

Fundado em 1549, como Hospital da Caridade, o Hospital Santa Izabel, hoje instalado no bairro de Nazaré, caracteriza-se pelo atendimento nas mais diversas especialidades, com destaque nas áreas de Cardiologia (reconhecido como centro de alta complexidade pelo Ministério da Saúde), Oncologia, Ortopedia e Neurologia. O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. Além disso, o HSI também possui a certificação QMentum International Diamond, acreditação canadense aplicada em mais de 30 países, orientando e monitorando os padrões de alta performance em qualidade e segurança, além de utilizar critérios validados mundialmente. O Hospital Santa Izabel é uma das instituições que integram a Santa Casa da Bahia. Na área de saúde, também fazem parte da Santa Casa a Unidade Álvaro Lemos e a Casa de Saúde Solange Fraga. A Instituição ainda administra os Multicentros de Saúde Amaralina Dr. Adriano Pondé e Vale das Pedrinhas, o Hospital Municipal de Salvador, da Prefeitura Municipal de Salvador, e o Hospital Municipal de Catu.

Fonte: Santa Casa da Bahia / Hospital Santa Izabel


Os comentários estão fechados.