Notícias

Ranking inédito revela quais são os melhores hospitais públicos do Brasil

Iniciativa do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde, em parceria com a OPAS, o Instituto Ética Saúde e a ONA, reconheceu as instituições do SUS mais eficientes, bem avaliadas por usuários e que oferecem qualidade e segurança aos pacientes; Hospital Estadual de Sumaré, no interior de SP, é o primeiro colocado nacional

Uma premiação nacional inédita realizada na terça-feira, 8 de novembro, em Brasília (DF), revelou quais são os 40 melhores hospitais públicos do Brasil.

A iniciativa do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde), Instituto Ética Saúde (IES) e ONA (Organização Nacional de Acreditação), reconheceu as instituições hospitalares do SUS (Sistema Único de Saúde) consideradas mais eficientes, bem avaliadas pelos usuários e que se destacam pela qualidade e pela segurança proporcionada aos pacientes.

O primeiro colocado do ranking do “Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil” foi o Hospital Estadual de Sumaré, localizado na região de Campinas, interior do Estado de São Paulo.

Em segundo lugar, empatados, ficaram o Hospital Geral de Itapecerica da Serra, situado na região metropolitana da Grande São Paulo, e o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcantara, de Fortaleza, no Ceará.

O terceiro colocado na premiação foi o Hospital Estadual de Diadema, que fica na região do ABCD, na Grande São Paulo (veja abaixo a relação completa dos premiados).

Foram reconhecidos os hospitais públicos que possuem atendimento 100% financiado pelo SUS. As instituições premiadas possuem diferentes formatos de gestão e estão localizados em 11 diferentes estados do país.

Participaram da seleção os hospitais com Acreditação de nível 3 (excelência) emitido pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) ou com certificação de qualidade plena internacional. No total, 136 hospitais públicos de todo o Brasil foram avaliados pela comissão julgadora, formada pelos representantes das instituições envolvidas na organização do prêmio (Ibross, OPAS/OMS, IES e ONA) e pela professora e pesquisadora Mariana Carreira, da FGV-Saúde.

Para estabelecer a pontuação foram utilizados critérios como as avaliações dos usuários dos serviços disponíveis no Google Business, tempo de certificação de cada instituição e cálculo de eficiência (produção hospitalar em relação aos recursos financeiros empregados), este último medido em parceria com a Escola de Economia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

“A intenção com esse reconhecimento inédito é estimular ainda mais que os hospitais públicos brasileiros busquem cada vez mais aperfeiçoar seus serviços e mecanismos de gestão, ganhando em eficiência, resolutividade e qualidade à população usuária do SUS”, afirma o presidente do Ibross, Flávio Deulefeu.

Segundo ele, um dos caminhos na busca pela excelência é a Certificação de Qualidade Hospitalar, pois se trata de processo de avaliação contínua, que ajuda na aprendizagem dos profissionais de saúde e gestão, além de contribuir para a melhoria dos processos internos, com objetivo de oferecer qualidade na assistência aos usuários.

“O Ibross tem compromisso sólido com o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde. Somos, por meio das Organizações Sociais de Saúde (OSS), parceiros na gestão de unidades de saúde do SUS – hospitais, unidades de atenção primária, unidades de pronto atendimento e outras – com recursos públicos. Temos tido muito sucesso, prestando assistência de qualidade, com excelentes resultados em todo o país, e os desafios são diários”, explica Deulefeu.

“Vale ressaltar que os hospitais Acreditados já são serviços que buscam excelência e representam um pequeno grupo de qualidade. São menos de 400, num universo de 8.870. O IBROSS está destacando os melhores desta seleção de elite, como forma de reconhecimento e incentivo. Nós desejamos o SUS que funciona, o SUS de qualidade. Para isso nossa instituição foi criada.” afirma o Secretário Geral do Ibross, Renilson Rehem.

Veja o ranking completo: Ranking dos Melhores Hospitais Públicos do Brasil

O evento foi transmitido ao vivo pelo Youtube. Para assistir, basta acessar o link https://youtu.be/_EppXn0B5Es

Compartilhe

Notícias recentes

Endereço

Ed. The Union – SMAS, Trecho 3, Conjunto 3, Bloco B1, sala 303

Zona Industrial (Guará) CEP: 71215-300 Brasília – DF

Contato

+55 (61) 3044 7560
contato@ibross.org.br