O diálogo e a reflexão coletiva são fundamentais para compreender os desafios de um território e pensar em soluções eficientes. Nesse cenário, a UBS Jardim Comercial, unidade da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP) sob gestão do CEJAM, recebeu a Visita Técnica e o Workshop de Justiça Climática em Comunidades, promovidos pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil, na última sexta-feira (14).
A atividade integra as iniciativas do Núcleo de Ações Coletivas por Justiça Climática e Transição Justa, que reúne empresas e organizações para fomentar a cooperação, o compartilhamento de experiências e a construção de soluções voltadas à resiliência climática, e do qual o CEJAM é uma das empresas líderes.
Abertura e roda de conversa
O encontro teve início com as falas de Verônica Vassalo, gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão, e Lucas Araújo, analista de Clima, ambos do Pacto Global da ONU, além de Murilo Viana, especialista ambiental do CEJAM.
Na sequência, a roda de conversa contou com a participação das, lideranças comunitárias, Nice e Ashley; da articuladora social Ristefan Santos, do Instituto CEJAM; e de Thaynah Gutierrez, representante da Rede de Adaptação Antirracista; com mediação de Verônica Vassalo.
As discussões abordaram temas como prevenção diante da crise climática, vulnerabilidades e técnicas de escuta ativa. A proposta foi reunir diferentes vivências e conhecimentos que possam contribuir para a formação da Ação Coletiva do núcleo.
“A Justiça Climática só acontece quando ouvimos o território. Levar essa conversa para a comunidade nos permite ir além da gestão de crises e atuar de forma resiliente, garantindo que as populações mais vulneráveis fiquem no centro das estratégias empresariais. Valorizando e reconhecendo o trabalho que o CEJAM faz há anos nas regiões em que atua”, afirmou Murilo.
Conhecer para transformar
A programação também incluiu uma visita técnica, com apoio dos profissionais da unidade e do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis CEJAM (PAVS), o percurso passou pelo Córrego Moenda Velha, por um ponto de descarte irregular, pela Associação Expansão Cultural, pela Fábrica de Cultura Capão Redondo e pela Ocupação Algard. Cada parada ampliou a compreensão sobre as potencialidades locais e os desafios relacionados a questões como habitação, saneamento e limpeza urbana.
Além disso, o momento buscou demonstrar a importância da articulação entre os serviços em prol da qualidade de vida da população.
“A parceria entre a UBS, o PAVS e os demais serviços do território ganha ainda mais força quando está conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. As questões climáticas já impactam diretamente a saúde das pessoas, e trabalhar de forma integrada nos permite desenvolver ações de prevenção, cuidado com o meio ambiente e promoção de saúde”, destaca Thiago Menezes, gerente da UBS Jardim Comercial.
Iniciativas que fazem a diferença
Signatário do Pacto Global desde 2024, o CEJAM tem fortalecido estratégias e iniciativas de adaptação climática que contribuam para um mundo mais sustentável e saudável.
SOS Clima: projeto CEJAM que busca captar e capacitar profissionais da área da saúde para atuação voluntária em situações de desastres climáticos.
CEJAM Conecta: programa do Instituto CEJAM, voltado para jovens de 14 a 26 anos, que oferece oportunidades de capacitação profissional, inclusão no mercado de trabalho e desenvolvimento integral.
Plataforma de Ação Clima: espaço para trocas e posicionamento institucional frente à emergência climática, avançando com ações concretas.
PAVS CEJAM: programa da SMS-SP, o PAVS atua na promoção de atividades que favoreçam a educação ambiental, autocuidado e prevenção de doenças.
