Notícias

HCB recebe Orquestra do Teatro Nacional do DF nesta sexta (27)

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, de Brasília, inicia nesta sexta-feira (27/7) uma turnê por hospitais e unidades de saúde da capital. Intitulada “Concertos de Saúde”, a série de shows estreia no Hospital da Criança. Ao todo serão 20  apresentações até dezembro.

Leia a notícia na íntegra:

Orquestra do Teatro Nacional do DF fará ‘turnê’ de concertos por hospitais

Estreia é nesta sexta, no Hospital da Criança. Apresentação fica a cargo de quarteto de cordas e flauta

A partir desta sexta-feira (27), a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, de Brasília, começa uma turnê por palcos um pouco diferentes do tradicional. Com a série “Concertos de Saúde”, os músicos pretendem fazer 20 apresentações, até dezembro, nos hospitais e unidades de saúde da capital.

A estreia será no Hospital da Criança, a partir das 10h de sexta. O repertório inclui peças de Mozart, Gluck, Piazzola e Villa-Lobos, e será executado por uma flautista e um quarteto de cordas (confira programação abaixo).

O maestro Cláudio Cohen diz acreditar no efeito terapêutico da música para reverter o clima pesado tradicional dos hospitais – seja para pacientes, familiares ou profissionais de saúde.

“Queremos contribuir, assim, para amenizar a tensão e o estresse característicos desses ambientes e colaborar com o bem-estar físico e mental dos pacientes e familiares”, afirma, em material divulgado pelo governo.

Cinco anos em turnê

O modelo de apresentações itinerantes não é exatamente uma novidade para os músicos da sinfônica. Desde janeiro de 2014, quando o Teatro Nacional foi interditado, a orquestra perdeu o principal palco para shows do tipo, e passou a revezar entre espaços como o Cine Brasília, o CCBB e teatros menores pelo DF.

Além dos Concertos de Saúde, os músicos mantêm outros dois projetos voltados para espaços públicos, onde a música nem sempre consegue chegar. O “Concertos Didáticos” permite que estudantes de escolas públicas acompanhe os ensaios e tirem dúvidas, e o “Concertos no Parque” leva a performance para as áreas verdes da capital.

A estreia

A cada apresentação, o formato, o repertório e o número de integrantes será adequado ao público e às condições do espaço. O concerto de estreia será comandada pelo regente Claudio Cohen, e executado por cinco músicos:

Larissa de Mattos (violoncelo)

Mariana Gomes (viola)

Ricardo Palmezano (violino)

Marcus Guedes (violino)

Mechtild Bier (flauta)

O repertório escolhido para esse primeiro concerto inclui as peças:

“Serenata noturna” e “Divertimento em Ré maior”, de Wolfgang Amadeus Mozart;

“Danse des Champs Elysées, 2º ato”, de “Orfeu e Eurídice”, de Christoph Willibald Gluck;

“Libertango”, de Astor Piazzola,

e “Trenzinho caipira”, de Heitor Villa-Lobos, além de cirandas e canções folclóricas.

Lançamento dos “Concertos da Saúde”

Data: sexta (27/7)

Horário: 10h

Local: Hospital da Criança de Brasília

Endereço: SAIN Lote 4-B (ao lado do Hospital de Apoio)

Fonte: https://g1.globo.com/google/amp/g1.globo.com/df/distrito-federal/o-que-fazer-no-distrito-federal/noticia/2018/07/26/orquestra-do-teatro-nacional-do-df-fara-turne-de-concertos-por-hospitais.ghtml

Compartilhe

Notícias recentes

Endereço

Ed. The Union – SMAS, Trecho 3, Conjunto 3, Bloco B1, sala 303

Zona Industrial (Guará) CEP: 71215-300 Brasília – DF

Contato

+55 (61) 3044 7560
contato@ibross.org.br