Instituto Sócrates Guanaes

O Instituto Sócrates Guanaes nasceu em julho de 2000, mas sua história teve início bem antes, em 1933. Neste ano nascia na Bahia o 10° filho de um vaqueiro, em Remanso, nos “barrancos” do Rio São Francisco. Contrariando todas as probabilidades, aquele jovem ascendeu socialmente com dignidade em uma sociedade desigual e injusta. Com persistência e dedicação aos estudos, se formou em medicina pela Universidade Federal da Bahia e se especializou em pneumologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi ainda mais longe: cursou especialização em Imunologia e Alergia na Universidade de Londres e fez sua pós-graduação em Penumologia na Universidade de Edimburgo, na Escócia. Durante os 45 anos de sua curta e produtiva vida, Dr. Sócrates, o ‘Menino de Remanso’, se destacou como médico, professor e empresário, e deixou seu exemplo de entusiasmo pela vida por onde passou. Acreditava e ensinava que “a educação é a única alternativa para uma sobrevivência digna, qualquer que seja o sistema político-econômico vigente”. Foi neste contexto de forte influência familiar que, aos 39 anos, Dr. André Guanaes, filho de Dr. Sócrates, fundou em 2000 o inicialmente denominado Centro de Estudos e Pesquisa Sócrates Guanaes (CEPESG), associação civil sem fins lucrativos que, em 2004, passaria a se chamar Instituto Sócrates Guanaes. O instituto nasceu com a missão de incentivar tantos outros “Meninos de Remanso” a desafiarem a probabilidade e ascenderem socialmente, e o desejo de proporcionar saúde digna àquela população à margem da sociedade…

Somadas ao forte contexto familiar e à larga vivência como médico nos setores público e privado, duas experiências no início de sua carreira despertaram em Dr. André o desejo de atuar no terceiro setor e, assim, contribuir para a promoção de um serviço de saúde mais digno e humanizado para a população. O rico período de aprendizado nas Obras Sociais de Irmã Dulce e, posteriormente, na Fundação José Silveira – entidades de saúde filantrópicas voltadas para os cidadãos em situação de maior vulnerabilidade – foram determinantes em sua formação humanística, servindo como um ‘Doutorado Honoris Vitae’ em Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável. Por acreditar na educação como base para a promoção de saúde de qualidade, Dr. André Guanaes fundou na Bahia, em 13 de julho de 2000, o então CEPESG, que iniciou suas atividades oferecendo cursos, treinamentos e ações de desenvolvimento profissional voltados para profissionais da área. Em 2004, a entidade, que passou a se chamar Instituto Sócrates Guanaes (ISG), manteve sua filosofia de atuação: ‘promover saúde por meio da educação’, mas ampliou sua atuação para as áreas de consultoria e gestão de unidades hospitalares, seguindo a missão de ‘promover saúde com espirito público e eficiência do privado’.

O ISG iniciou sua expansão pelo território nacional em 2012. Hoje, está credenciado para atuar em nove estados e em 11 municípios do Brasil, e gere sete unidades hospitalares em Goiás, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Reúne um conselho de administração composto por independentes profissionais que representam diferentes setores da sociedade. E, em consonância com a firme diretriz do seu fundador, segue uma rígida política de transparência no uso dos recursos financeiros captados, conduta que sempre norteou as ações do instituto que carrega o nome de seu pai. Dentre seus mais fortes valores, dois deles remetem aos primórdios da história do ISG: ‘saúde é prioridade’ e ‘educação é fundamental’.

“Somos austeros e intransigentes na condição de mentores e fundadores do instituto. Com uma pitada de humor, tenho dito: se não fosse para criar uma instituição idônea e competente, jamais poria o nome do meu pai!”

DR. ANDRÉ GUANAES
FUNDADOR E DIRETOR-PRESIDENTE DO INSTITUTO SÓCRATES GUANAES


IBROSS / Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde

St Smas, S/N, Conj 3 Trecho 3 Bloco B2 Sala 222 – Ed. The Union
Zona Industrial (Guara), Brasília – DF
CEP 71215-300