Notícias

Com casa cheia, seminário sobre resultados e oportunidades do modelo de OSS foi um sucesso

Sediado no HCP, encontro ocorreu no último dia 19 de abril na ESMAPE, em Recife-PE, e contou com apresentações relevantes para a saúde pública nacional

Com auditório lotado, o seminário “Resultados e Oportunidades do Modelo de Organização Social de Saúde (OSS)”, realizado no último dia 19 de abril, foi um sucesso, com apresentação de dados, ideias e propostas para evolução e o fortalecimento do modelo de OSS e do SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil.

Organizado pelo HCP em parceria com o Ibross na Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE), em Recife-PE, o evento contou com a participação de representantes do instituto, do TCU, dos gestores de saúde locais e de entidades como a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês-SP, Agir-GO, Santa Marcelina Saúde-SP, Fundação de Gestão Hospitalar-PE, Missão Sal da Terra-RJ e ISGH-CE.

O presidente Conselho de Administração do HCP, Ricardo de Almeida, enalteceu ter promovido e sediado a reunião. “Ficamos muito honrados e felizes em realizar este seminário tão importante em conjunto com o Ibross. Hoje vemos as OSS sendo adotadas, com resultados cada vez melhores, em todo o Brasil. Pessoalmente sou entusiasta desse modelo e tive o privilégio, como consultor em gestão, de participar, em 2009, da implementação do Hospital Miguel Arraes, o primeiro a ser gerido através de Organizações Sociais. Seu sucesso espalhou essa proposta de gerência para todo o Pernambuco. Hoje a Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer administra oito unidades de Saúde, duas por meio da prefeitura de Recife e seis pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Todas são unidades de saúde de grande qualidade, eficiência e transparência na prestação de contas”, destacou Almeida.

Ana Claudia Simões Cardoso, Secretária-Executiva de Projetos Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde de Recife, falou em nome da cidade sobre as novas possibilidades que as parcerias com Organizações Sociais propiciaram. “É com muita satisfação que a prefeitura recifense participa desse encontro para esclarecer o que já foi feito e aquilo que ainda necessita de ajustes pelo modelo como um todo. Acreditamos que as OSS são uma opção que fortalece os princípios do SUS e trazem cada vez mais um mecanismo de Saúde focado no cidadão”, disse.

Na sequência, abrindo as palestras, a Irmã Rosane Ghedin, vice-presidente do Ibross e diretora do Santa Marcelina Saúde, pôs em perspectiva a atuação do instituto: “O objetivo principal do Ibross é, em si, fortalecer saúde como um todo através das OSS, melhorando o nosso SUS. Vemos que vocês, como nós, acreditam nesse modelo, que necessita de momentos como este, de reflexão de sua legislação e estrutura, mesmo já muito fortalecido e crescendo cada vez mais. O Santa Marcelina Saúde foi a primeira OSS de São Paulo e do Brasil, atuando com amplitude no populoso e carente extremo-leste paulistano, e fazendo o SUS acontecer à população através da filantropia. Nós acompanhamos esse ciclo prodigioso e gradual de gestão em Saúde. A meta tem sempre de ser estar junto à ponta do atendimento para que melhorias sejam implementadas no nosso sistema”, afirmou.

Em seguida, a Irmã seguiu demonstrando, em breve explanação, o atual cenário em que as OSS se encontram, com os desafios enfrentados pelas entidades a fim de atingir e sustentar uma maior contemplação das necessidades de quem precisa do poder público, apregoando que ações filantrópicas devem ir também a áreas complementares, como Educação, Lazer e Cultura, assistindo a população no seu dia a dia.

A diretora-geral de Monitoramento dos Contratos de Gestão da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, advogada Isabela Guedes, apresentou os resultados locais das parcerias com as OSS no estado nordestino, com números relevantes de otimização, maximização, eficácia e qualidade no atendimento à população após a adoção das OSS, expondo o nível de satisfação popular com a assistência em saúde, que cresceu exponencialmente.

“Chegamos à pasta em abril do ano passado. Em oito meses conseguimos implementar a descentralização dos serviços de saúde, aumentando o número de atendimentos, entre cirurgias, leitos e consultas. Consolidamos um programa de ampliação de cirurgias eletivas e de saúde da família, tudo num pano de fundo árduo de novo governo recém-assumido após as eleições de 2022. Isso só mostra o tamanho do salto qualitativo que tivemos com esse modo de gestão, trazendo a sociedade civil e os órgãos pernambucanos de controle para, junto da administração e aplicação das verbas no setor, desencadear maior fluência no sistema, que só tende a crescer. Isso deixa a mim e a todos nós emocionados e motivados para seguir melhorando ainda mais”, enfatizou.


Clique aqui para ver as principais fotos da reunião. Confira aqui e aqui a gravação completa do seminário

Compartilhe

Notícias recentes

Endereço

Ed. The Union – SMAS, Trecho 3, Conjunto 3, Bloco B1, sala 303

Zona Industrial (Guará) CEP: 71215-300 Brasília – DF

Contato

+55 (61) 3044 7560
contato@ibross.org.br