Notícias

Atividades no AME Idoso Sudeste conscientizam sobre a Doença de Parkinson

Atividades de inclusão social e terapêuticas em grupo proporcionam melhora na qualidade de vida e satisfação dos pacientes 

 

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, celebrado em 11 de abril, o AME Idoso Sudeste, unidade do Governo do Estado de São Paulo gerida pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, está promovendo uma campanha para conscientizar colaboradores, pacientes e familiares sobre a doença.

Durante três semanas, pacientes com Doença de Parkinson atendidos na unidade pelas especialidades de terapia ocupacional, fonoaudiologia, geriatria ou neurologia, realizaram trabalhos manuais artísticos utilizando papel, giz e stencil, em atividades terapêuticas com uma terapeuta ocupacional.

Os trabalhos ficarão expostos no AME de 12 a 30 de abril. Além disso, também serão expostos painéis informativos desenvolvidos pela equipe assistencial da unidade para conscientização e conhecimento do público sobre a Doença de Parkinson.

Como forma de integração social, foi realizada uma oficina de origami com a participação da equipe multiprofissional. “O objetivo é mostrar que os pacientes podem assumir tarefas, dentro de suas possibilidades, sentindo-se úteis e trabalhando sua autoestima”, explica Marcia Maiumi Fukujima, diretora do AME. O tema da oficina foi a tulipa, símbolo da doença.

Foi realizada também uma atividade através da dança sênior, que permite que os pacientes, mesmo os mais comprometidos do ponto de vista motor, consigam realizar movimentos espontâneos, inclusive aqueles que não têm qualquer experiência em dança. “A possibilidade de contato, até corporal, e de abertura para comunicação social, supera a inibição inicial que é uma característica marcante no idoso”, esclarece a diretora.

A programação também incluiu palestras sobre a Doença de Parkinson para os colaboradores da unidade.

Doença de Parkinson

A Doença de Parkinson é um distúrbio do sistema nervoso central que afeta os movimentos e é caracterizada por quatro sinais essenciais:

  • Rigidez
  • Tremor (geralmente maior quando o paciente está em repouso)
  • Lentidão dos movimentos (bradicinesia)
  • Instabilidade postural, com tendência a quedas.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1% da população mundial acima dos 65 anos é portadora da Doença de Parkinson. No Brasil, estima-se que 200 mil pessoas sofram da doença.

O diagnóstico é basicamente clínico e a doença não tem cura, mas os sintomas podem ser retardados e estabilizados com tratamento medicamentoso e não medicamentoso realizado por uma equipe interdisciplinar, envolvendo fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, nutrição, serviço social, educação física, enfermagem, geriatria e neurologia.

 

Fonte: SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Compartilhe

Notícias recentes

Endereço

Ed. The Union – SMAS, Trecho 3, Conjunto 3, Bloco B1, sala 303

Zona Industrial (Guará) CEP: 71215-300 Brasília – DF

Contato

+55 (61) 3044 7560
contato@ibross.org.br