Notícias

Hospitais Municipais gerenciados por OSS e pela Administração Direta: Uma comparação sob o prisma da eficiência

Estudo realizado por Helen da Silva Mattos para o Trabalho de Conclusão de Curso do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás.

O presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo comparativo entre os dois modelos de gestão dos hospitais públicos no município do Rio de Janeiro, no período entre 2009 e 2017: Administração Direta e Administração Indireta através das Organizações Sociais de Saúde, utilizando como parâmetros dados e indicadores de desempenho.

Trata-se de estudo analítico de gestão de saúde, com base documental e utilização de dados dos sistemas de informação do Departamento de Informática do SUS (Sistema Único de Saúde). Os hospitais administrados pela Administração Direta apresentaram melhores resultados quanto à taxa de mortalidade e à quantidade de leitos, entretanto, o modelo das OSS apresentou melhores resultados quanto ao tempo médio de permanência, exceto no financiamento, a qual é evidente o aumento do valor total de AIH aprovadas.

Com base nos resultados apresentados, o estudo reconhece como possibilidade o gerenciamento de hospitais públicos pelas Organizações Sociais de Saúde desde que esta não seja considerada a única solução para a crise gerencial da administração pública, no âmbito do SUS.

Leia aqui o trabalho na íntegra

Compartilhe

Notícias recentes

Endereço

Ed. The Union – SMAS, Trecho 3, Conjunto 3, Bloco B1, sala 303

Zona Industrial (Guará) CEP: 71215-300 Brasília – DF

Contato

+55 (61) 3044 7560
contato@ibross.org.br