Notícias

Supervisor Multiprofissional do CRER ministrou treinamento de reabilitação voltado às pessoas infectadas por chikungunya

De acordo com o Núcleo de Comunicação do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), o Supervisor Multiprofissional de Reabilitação da Internação da instituição, Eduardo Carneiro, ministrou a convite do Ministério da Saúde, entre os dias 20 e 24 de novembro, na cidade de Boa Vista, no Estado de Roraima, um treinamento de reabilitação direcionado para pessoas que tiveram a febre chikungunya. Nos meses de junho e julho de 2017, Boa Vista viveu um surto da doença.


Os sintomas da chikungunya são semelhantes aos da dengue: febre, dor de cabeça, náusea, fadiga e manchas no corpo. Mas a maior queixa de quem foi acometido pela doença são as fortes dores crônicas nas articulações. Passada a fase mais crítica da doença, algumas pessoas chegam a ficar com sequelas: dificuldade de movimentar as articulações como joelho, ombro, tornozelo e punho.

“Com o acúmulo de pessoas diagnosticadas com a febre chikungunya, os profissionais de Boa Vista solicitaram auxilio para gerenciar um tratamento específico para esse perfil de paciente. Foi a partir de então, que fomos acionados pelo Ministério da Saúde para colaborar”, explicou Eduardo.


Ao todo, 60 fisioterapeutas da cidade de Boa Vista foram capacitados. No final do treinamento, o supervisor do CRER elaborou um manejo fisioterapêutico juntamente com o Ministério da Saúde para o tratamento da febre chikungunya. A cartilha em breve será disponibilizada no site: http://portalsaude.saude.gov.br/

Fonte: Núcleo de Comunicação – CRER – Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo

 

Compartilhe

Notícias recentes

O Estado que funciona

Organizações sociais representam um grande avanço na gestão pública...

Endereço

Ed. The Union – SMAS, Trecho 3, Conjunto 3, Bloco B1, sala 303

Zona Industrial (Guará) CEP: 71215-300 Brasília – DF

Contato

+55 (61) 3044 7560
contato@ibross.org.br