Pacientes de Oncologia e Nefrologia desenvolvem artesanato em trabalho voluntário

Projeto Cuid’Arte foi desenvolvido pela equipe do Hospital Evangélico de Vila Velha, associado ao Ibross, para proporcionar aos pacientes um ambiente diferente da rotina hospitalar

 

Mãos delicadas que dão vida a graciosos artesanatos. O projeto Cuid’Arte nasceu em maio do ano passado, nos corredores do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), e ganhou vida através de um trabalho voluntário com os pacientes da Oncologia e da Nefrologia, sob a orientação da equipe multidisciplinar. As atividades envolvem não apenas pacientes em tratamento, mas também familiares e acompanhantes.

Pinturas em tecidos e artes em feltro são realizadas às quintas e sextas-feiras na área externa da instituição. Voluntários participam do projeto auxiliando os pacientes na produção dos materiais. No ano passado, cerca de 300 produtos foram confeccionados. Os artesanatos são vendidos na recepção principal do hospital e o valor arrecado é direcionado para a construção da UNACON, futura Unidade Oncológica do HEVV.

Paciente de Oncologia há sete anos, Rosa Ilda Bourguignon, de 55 anos, participa do Cuid’Arte desde o início do projeto e conta que a convivência com os demais colegas despertou um novo olhar. “Sentimos um vigor a mais para viver. Saímos do ambiente hospitalar e nos distraímos. É um momento de conversar, conhecer o outro e praticar o artesanato. Faz muita diferença e até ajuda no tratamento, nós precisamos desse ambiente de amizade, compreensão e amor”, resume ela.

A psicóloga do HEVV, Camyla Bastos, reitera que a proposta do projeto vai além da produção de artesanato. “Oferecemos um momento de envolvimento com outras atividades em meio ao tratamento e à rotina hospitalar, proporcionando um espaço de acolhimento, escuta, desenvolvimento de novas habilidades e compartilhamento de experiências”, reflete.

 

Sobre o Hospital Evangélico

Fundado em 1972, a história do Hospital Evangélico de Vila Velha começa anos antes, em 1956, quando começou a ser idealizado pelas igrejas Batista, Cristã Evangélica Casa de Oração, Evangélica de Confissão Luterana, Metodista, Presbiteriana do Brasil e Presbiteriana Unida, que compõem a Aebes. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar e é referência em urgência e emergência cardiovascular e habilitado em média e alta complexidades nas especialidades: Cardiovascular, Neurocirurgia, Bariátrica, Oftalmologia, Oncologia e transplantes de rim, córnea, coração, ossos e tecidos. O Hospital Evangélico de Vila Velha é o único hospital filantrópico capixaba que conquistou a classificação máxima em gestão hospitalar: a certificação de excelência ONA nível 3, além da ISO 9001:2015.


Os comentários estão fechados.