Notícias

Outubro Rosa: Hospital de Câncer de Pernambuco faz ação de conscientização

Ação chama atenção para a importância da detecção precoce do câncer de mama

 

Funcionários, voluntários, pacientes e acompanhantes do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) vestiram rosa e promoveram a campanha “O câncer de mama não espera para depois. Faça sua mamografia”. A ação tem o objetivo de chamar atenção para a importância da detecção precoce da doença, segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres no Brasil e no mundo, atrás apenas do de pele não melanoma.

Na abertura, realizada no dia 1º de outubro, voluntários da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pernambuco fizeram grande ato em frente ao HCP. Com uma adaptação da música “É preciso saber viver” (composta por Erasmo Carlos / Roberto Carlos Braga), cantaram “É preciso fazer mamografia”, alertando para a importância do exame. A ação ainda contou com dança, através de um aulão de zumba, e conversa com motoristas e pedestres sobre a doença, além da distribuição de laços rosa, característico da campanha do mês de outubro.

De acordo com a coordenadora do serviço de mama do HCP, Dra. Denise Sobral, a realização da mamografia é maneira de identificar a doença antes dos nódulos nos seios serem palpáveis. A médica recomenda que a mulher se submeta ao exame anualmente a partir dos 40 anos de idade, mas em caso de histórico familiar o procedimento pode ser solicitado em idades mais jovens e em intervalos menores. “Descobrindo a doença no início, há maiores possibilidades de cura. Nessa situação, também é possível fazer uma cirurgia conservadora, onde não precisamos retirar toda a mama, mas apenas o quadrante acometido pelo tumor. A cirurgia conservadora é melhor para a paciente em termos estéticos, mas também em termos de sobrevida”, explica a coordenadora do serviço de mama do HCP, Dra. Denise Sobral.

Confira mais informações sobre o câncer de mama no site http://hcp.org.br/outubrorosa/

Fonte: HCP00

Compartilhe

Notícias recentes

O Estado que funciona

Organizações sociais representam um grande avanço na gestão pública...

Endereço

Ed. The Union – SMAS, Trecho 3, Conjunto 3, Bloco B1, sala 303

Zona Industrial (Guará) CEP: 71215-300 Brasília – DF

Contato

+55 (61) 3044 7560
contato@ibross.org.br