Notícias

Organizações Sociais de Saúde criam 1ª entidade nacional representativa do setor

Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) tem, entre os objetivos, contribuir para a ampliação e aprimoramento da qualidade do serviço público de saúde oferecido à população

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 24 de novembro, na cidade de São Paulo, o lançamento nacional do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross). O surgimento do Ibross ocorre após quase 20 anos de implantação do modelo de Organizações Sociais de Saúde (OSS) para a gestão de serviços da rede pública no Brasil.

Considerado a primeira entidade nacional representativa do setor, o Ibross foi criado por iniciativa de um grupo de OSS que atuam em diferentes regiões do país com a proposta de colaborar para o aperfeiçoamento e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a qualidade do atendimento oferecido à população brasileira.

Juntas, as OSS associadas ao Ibross gerenciam mais de 800 unidades de saúde e empregam aproximadamente 95 mil pessoas. Essas unidades contam com mais de 15 mil leitos e realizam, em um período de um ano, cerca de 700 mil internações e mais de 750 mil cirurgias. Também são responsáveis por mais de 40 milhões de consultas, quase 50 milhões de exames e chegam a registrar aproximadamente 10 milhões de atendimentos de urgência e emergência.

As OSS surgiram no Estado de São Paulo em 1998, respaldadas por uma lei nacional, e possibilitando que os governos estaduais, municipais e distrital firmassem parcerias com instituições, obrigatoriamente de caráter filantrópico e sem fins lucrativos, para a gestão de serviços públicos de saúde.

Nos contratos de gestão, estabelecidos por meio das secretarias de saúde, o governo continua o responsável pela definição dos serviços que devem ser prestados e quais os indicadores de qualidade a serem observados. Já as OSS devem cumprir metas quantitativas e qualitativas ao assumirem o gerenciamento das unidades de saúde.

As experiências e resultados positivos das parcerias entre as organizações sociais e o poder público, fizeram com que o modelo de gestão de OSS ganhasse credibilidade, sendo replicado por outros municípios e estados do Brasil. Nos últimos anos, mais de 200 municípios, administrados por diferentes partidos, firmaram contratos com instituições filantrópicas para a gestão de hospitais, ambulatórios, clínicas de especialidades, centros de distribuição de medicamentos e atendimento móvel de urgência, entre outros.

Nesse contexto, o Ibross foi criado não só pela necessidade de esclarecer e informar a sociedade sobre o modelo de gestão de OSS e como ele funciona junto ao governo, mas também com a finalidade de aperfeiçoar a prestação de serviços para a população usuária da rede pública. Com sede administrativa em Brasília, o instituto conta atualmente com 19 entidades associadas, que atuam em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Como entidade representativa nacional do setor, o Ibross defende que as OSS trabalhem com transparência na prestação de contas e de forma colaborativa com os órgãos controladores. Outra proposta do instituto é a elaboração de um selo de acreditação para avaliar as instituições sociais que prestam serviços na área da saúde pública. A acreditação será usada como instrumento para atestar as instituições que realizam um trabalho sério, com cumprimento das metas quantitativas e qualitativas, conforme as diretrizes estabelecidas pelos gestores públicos.

De acordo com o presidente do Ibross, Renilson Rehem de Souza, a aplicação de uma metodologia de certificação consolidada é essencial para que as organizações sociais façam a gestão dos serviços públicos de saúde, buscando padrões de qualidade cada vez mais elevados.

“Podemos considerar a transparência na prestação de contas e o fortalecimento do Projeto de Acreditação como os dois principais pilares de atuação do Ibross. Nosso compromisso é de respeito aos recursos públicos e no trabalho para ampliar e melhorar os serviços de saúde gerenciados pelas OSS em benefício de todos os brasileiros”, afirma Renilson Rehem de Souza, presidente do Ibross.

Organizações Sociais de Saúde associadas ao Ibross

Associação Congregação de Santa Catarina – ACSC

Associação Educadora São Carlos – AESC/ Hospital Mãe de Deus

Associação Goiana de Integralização e Reabilitação – AGIR

Associação Hospitalar Beneficente do Brasil/ AHBB – Gestão em Saúde

Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim – Cejam

Hospital Santa Marcelina – Entidade Filantrópica

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP

Instituto de Responsabilidade Social Sírio Libanês

Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar – ISGH

Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada – ICIPE

Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde – IPAS

Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Instituto Sócrates Guanaes

Santa Casa da Bahia

Seconci – Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo

Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein

Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer

SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Viva Rio

Compartilhe

Notícias recentes

Endereço

Ed. The Union – SMAS, Trecho 3, Conjunto 3, Bloco B1, sala 303

Zona Industrial (Guará) CEP: 71215-300 Brasília – DF

Contato

+55 (61) 3044 7560
contato@ibross.org.br