IPEA: conheça o Mapa das Organizações da Sociedade Civil

Plataforma, que visa a transparência, organiza e disponibiliza dados públicos sobre as OSCs

 

Mapa das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), ou simplesmente Mapa das OSCs, é uma plataforma virtual de transparência pública colaborativa com dados das OSCs de todo o Brasil, desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA).

A ferramenta tem como objetivos principais dar transparência à atuação das OSCs, principalmente ações executadas em parceria com a administração pública; informar mais e melhor sobre a importância e diversidade de projetos e atividades conduzidas por essas organizações; disponibilizar dados e fomentar pesquisas sobre OSCs; e apoiar os gestores públicos a tomarem decisões sobre políticas públicas que já têm ou possam ter interface com OSCs.

Criado a partir do Decreto 8.726/2016, que regulamenta a Lei 13.019/2014 – conhecida como Marco Regulatório das OSCs – o Mapa é gerido pelo IPEA. Ele integra um amplo e crescente volume de base de dados oficiais, provenientes de fontes públicas e privadas, atualizadas constantemente. É alimentado, ainda, por informações enviadas diretamente pelas OSCs e por entes federados, em um grande processo colaborativo.

As vantagens do Mapa são múltiplas. Para as OSCs, fornece um ambiente confiável, público e gratuito, desenvolvido em software livre e com códigos abertos, para presença institucional da entidade na Internet. Seus representantes podem inserir informações em páginas individuais, mantendo um perfil completo e atualizado da Organização, para a visualização dos interessados.

Para os administradores e gestores públicos, propõe uma parceria sólida a fim de dar transparência às ações de repasse de verba e visibilidade ao acesso de informação sobre o uso de recursos públicos, principalmente. Serve ainda como ferramenta para planejamento governamental, com estatísticas, índices e indicadores para cada um das regiões, Estados e municípios brasileiros. Os governos podem aumentar a transparência de suas práticas e, seguindo algumas orientações, encaminhar dados sobre as parcerias celebradas com as OSCs para que sejam visualizadas no Mapa por todos.

Para pesquisadores, a plataforma encurta e facilita o caminho na busca e na obtenção de base de dados em análises com uso de métodos quantitativos e/ou qualitativos. Além disso, oferece bases oficiais limpas para usos múltiplos, de maneira rápida, gratuita e com sofisticação analítica associada ao georreferenciamento. Para o público em geral, o Mapa possibilita o conhecimento das mais diferentes ações envolvendo OSCs e governos Federal, Estadual e Municipal.

ACESSE AQUI O PORTAL OSCs


Os comentários estão fechados.