HUGOL aposta na tecnologia mobile para dispensação de insumos

O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira, gerido pela Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (AGIR) – associada Ibross, aposta na tecnologia mobile para dispensação de insumos.

Com a digitalização do processo, o Serviço de Almoxarifado do HUGOL obteve redução de 39% no tempo de dispensação e a eliminação do uso de papel na momento formalizar o recebimento dos materiais.

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HUGOL utiliza tecnologia mobile para a dispensação de insumos

Os processos assistenciais, administrativos e de apoio em uma unidade hospitalar exigem a utilização de insumos como medicamentos, materiais médicos hospitalares, descartáveis etc. Tendo em vista que o HUGOL – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira, unidade da SES – Governo de Goiás, já tem 330 leitos ativos, a dispensação desses itens deve ser eficiente, para atender às necessidades de todas as áreas.

A partir do mapeamento do fluxo de valor, motivado pela metodologia Lean (processos enxutos), o Serviço de Almoxarifado do HUGOL obteve uma redução de 39% no tempo de dispensação, ao utilizar o carro de dispensação aliado à tecnologia mobile (tablets, palms e leitores de código de barra). Outro avanço com a digitalização do processo é a eliminação do uso de papel para formalizar o recebimento dos materiais, o qual é realizado via leitura do código de barras do crachá do profissional.

De acordo com o supervisor de almoxarifado, Leandro Barbosa, essas melhorias impactam diretamente na segurança do paciente. “A correta identificação e gestão de materiais médicos e medicamentos armazenados na unidade contribuem para a segurança do paciente, mitigando a chance de erros durante a administração destes. Garantir a disponibilização do material certo, na hora certa, no lugar certo só é possível graças à efetividade das etapas antecedentes, dentre elas a identificação e a dispensação do material”.

Leandro explica ainda que o processo é realizado da seguinte forma: “a partir da demanda inicial pelos insumos armazenados nos almoxarifados, as áreas formalizam solicitação via sistema online e a saída desse material ocorre diretamente para o serviço ou para as farmácias satélites – pontos de distribuição estrategicamente localizados próximos às áreas assistenciais. Anteriormente era realizada a separação integral dos materiais solicitados e posteriormente todos eram registrados via leitura do código de barras, formalizando a baixa do estoque. Com o uso da tecnologia mobile houve uma redução significativa do tempo de separação, pois ela permitiu que a saída do material ocorresse simultaneamente à coleta dos itens”.

O Diretor Financeiro do HUGOL, Luiz Sampaio, ressalta que “o hospital utiliza de tecnologias e ferramentas de gestão com foco na eficientização dos processos, melhorando a aplicação de todos os recursos (humanos, financeiros e materiais) para a realização de uma assistência com qualidade e segurança para os usuários do Sistema Único de Saúde”.

Fonte: http://www.agirgo.org.br/noticias/noticias-descricao.php?id_noticia=1110http://www.seconci-sp.org.br/materia/noticias/hospitaldesapopembaobt%C3%A9mcertificadodeexcel%C3%AAncia


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