Notícias

Hospital Santa Izabel ganha prêmio nacional de sustentabilidade

Programa de gestão de água vencedor do Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2018 reduziu o consumo da unidade em 32%

Após colocar em prática um programa de gerenciamento e mapeamento do consumo de água, o Hospital Santa Izabel (HSI) conquistou o Prêmio Amigo do Meio Ambiente de 2018, promovido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. A unidade é administrada pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia, instituição associada ao Ibross.

Através do projeto de sustentabilidade, é possível controlar, reduzir e identificar possíveis vazamentos e, desta forma, o Hospital Santa Izabel alcançou diversas metas. Apenas em 2017, essas mudanças conseguiram reduzir o consumo em 32%, o que significou uma economia superior a R$ 700 mil. Já de acordo com os indicadores voltados ao consumo de água da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), houve uma redução de 56% por leito operacional e 68% para o indicador de consumo por saída hospitalar.

A realização destas ações possibilitou uma melhor avaliação do consumo de água em cada unidade, de acordo com Kátia Belchior, engenheira de Meio Ambiente do HSI. “Conseguimos ter um parâmetro que favoreceu a identificação dos vazamentos. Além disso, a substituição de equipamentos convencionais por equipamentos verdes também auxiliou na redução de consumo no Hospital”, destaca.

O Prêmio Amigo do Meio Ambiente de 2018 foi entregue durante o XI Seminário Hospitais Saudáveis, no dia 5 de dezembro, em São Paulo. Na ocasião, a Santa Casa da Bahia exibiu um pôster sobre o case do programa de gestão de água vencedor do prêmio, além de participar de uma mesa redonda para falar sobre o uso de Energia Renovável.

O HSI recebeu, ainda, duas placas de reconhecimento por sua participação na edição nacional no Desafio 2020, em que alcançou a meta em metade do tempo previsto e no Desafio Resíduos. O Prêmio Amigo do Meio Ambiente premiou, incluindo o Hospital Santa Izabel, 15 instituições entre 81 projetos de 11 estados, que abordavam variadas iniciativas para o SUS mais verde e sustentável.

Compartilhe

Notícias recentes

Endereço

Ed. The Union – SMAS, Trecho 3, Conjunto 3, Bloco B1, sala 303

Zona Industrial (Guará) CEP: 71215-300 Brasília – DF

Contato

+55 (61) 3044 7560
contato@ibross.org.br