Hospital Evangélico realiza simpósio sobre doação de órgãos e tecidos para transplante

A segunda edição do Simpósio de Doação, Captação e Transplante de Órgãos e Tecidos foi realizada no auditório do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), nesta quarta-feira (21/09). O evento faz parte da campanha nacional Setembro Verde que reforça a importância sobre a doação de órgãos.

“Esse é um excelente momento para compartilhar conhecimento e ampliar a conscientização sobre o assunto. Cada vez mais precisamos sensibilizar as pessoas sobre esse tema”, destacou Melina Ferrari, diretora do HEVV, que fez a abertura do simpósio.

O evento, que foi voltado para profissionais da saúde e acadêmicos, contou com palestras e momentos de perguntas, onde o público tirou dúvidas a respeito do tema apresentado.

“Nós reunimos alguns dos profissionais mais qualificados do Estado para falar sobre a doação de órgãos em todas as suas particularidades, desde o acolhimento que as famílias devem receber até a avaliação fisiológica de possíveis doadores”, disse Bruno Majevski, que é enfermeiro de transplante do HEVV.

A programação iniciou com a palestra de “Protocolo de morte encefálica e diretrizes para determinação” ministrada por Dr. Gedeálvares Júnior, que é coordenador das UTI’s do HEVV e membro da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HEVV.

Na sequência, o Dr. Francisco Nolasco, cirurgião do aparelho digestivo, formado em transplante de Fígado e Pâncreas e membro da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), fez uma apresentação sobre a “Indicação do transplante hepático e abordagem cirúrgica”. Ele que tem formação em cirurgia HepatoBilioPancreática e Transplante de Fígado pelo Hospital Universitário da Pitiè Salpêtrière, em Paris, na França, assumiu a coordenação do programa de Cirurgia Hepatobiliopancreática e Transplante Hepático do HEVV.

O simpósio foi finalizado com a palestra “Transplante Renal” com a Dra. Luciana de Assis Borba, que é nefrologista do HEVV.  O Hospital Evangélico é referência em transplantes de rim, córnea e coração. Durante todo o mês de setembro, o CIHDOTT faz abordagens com o objetivo de informar às famílias de como esse ato de amor pode salvar vidas.

Fonte: http://www.evangelicovv.com.br/noticias/1889-hospital-evangelico-realiza-simposio-sobre-doacao-de-orgaos-e-tecidos-para-transplante


Os comentários estão fechados.