Notícias

Hospitais geridos pelo ISGH alcançam 100% de conformidade em avaliação da Anvisa

Dois hospitais geridos pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) alcançaram 100% de conformidade nas práticas de segurança do paciente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em avaliação nacional realizada em 2023, referente a 2022. Foram os Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte; e o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral. Além deles, o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, apresentou alta conformidade.

O relatório passou a ser feito a partir do ano de 2016, em todo o país, em hospitais com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e tem o objetivo de apresentar e divulgar aos gestores de saúde e profissionais dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP), das Comissões de Controle de Infecção (CCIH) e da assistência, além de profissionais que atuam no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e sociedade em geral, os resultados da análise da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente.

A gerente de Qualidade e Segurança do Paciente do HRVJ, Lady Rosany, destaca que o marco é de grande relevância, pois demonstra que a instituição está no caminho certo e traduz o compromisso que a unidade tem em manter a segurança dos pacientes atendidos. “As boas práticas de segurança do paciente ocorrem através da soma de muitos esforços e estamos muito felizes com esta conquista, visto que a cultura de qualidade e segurança é uma entrega estratégica da instituição para a rede de saúde”, explica.

Para o gerente de Qualidade e Segurança do Paciente do HRN, João Kildery, esse resultado vem selar o que o hospital já faz há algum tempo, trabalhando práticas de segurança e protocolos de prevenção e cultura de segurança institucional, de forma que as pessoas possam ver na assistência diária essa resolutividade, entrando no hospital, tendo demandas resolvidas e saindo sem eventos adversos.

“Trabalhamos os protocolos instituídos nas metas de segurança do paciente do Ministério da Saúde, além de todas as metas para prevenção de infecção hospitalar e esses protocolos são instituídos em todos setores e devidamente gerenciados, com indicadores e resultados mensais, em um ciclo constante de melhorias. Há treinamentos e relembranças, fazendo um ciclo de modelo de melhorias, de forma que estamos buscando cada vez mais uma prestação de assistência com mais qualidade, e isso vem casar com o resultado que obtemos”, finaliza Kildery.

Compartilhe

Notícias recentes

Endereço

Ed. The Union – SMAS, Trecho 3, Conjunto 3, Bloco B1, sala 303

Zona Industrial (Guará) CEP: 71215-300 Brasília – DF

Contato

+55 (61) 3044 7560
contato@ibross.org.br