Notícias

Estudo aponta que vacinação pode ter evitado segunda onda da Covid-19 em profissionais da saúde do CE

Mais de 1 milhão de doses da vacina foram aplicadas em todo o território cearense

Pesquisa realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), aponta uma relação direta entre a vacinação e a diminuição do número de casos de Covid-19 entre profissionais de saúde cearenses. A análise indica que a imunização seria um dos possíveis fatores responsáveis por evitar os efeitos de uma segunda onda da doença neste grupo.

Os dados foram retirados da plataforma IntegraSUS e um gráfico com base nos resultados comparam as curvaturas de contágio entre indivíduos da população e profissionais da área da saúde no estado Ceará. No período referente à primeira onda da Covid-19 no Estado, principalmente entre abril e junho de 2020, houve um aumento paralelo aos casos registrados em trabalhadores da saúde e de outros grupos da sociedade.

Observando os dados de janeiro a março deste ano (2021), podemos ver que a curvatura dos dois grupos analisados adotam reações diferentes. “Enquanto a curva da população geral indica a ocorrência da segunda onda de Covid-19, a dos profissionais de saúde permanece estável”, argumenta Camila Colares, cientista de dados da ESP/CE.

 

 

Para o cientista-chefe da Saúde do Ceará, José Xavier Neto, a eficácia da vacinação é um possível resultado que impactou diretamente na imunização dos profissionais de saúde e na consequente diminuição dos números de trabalhadores infectados. “Isso significa que a vacina funciona e, quanto mais pessoas forem vacinadas, mais indivíduos protegidos teremos.”

Os planos de operacionalização da vacinação, tanto na escala municipal quanto na estadual é associado a agilidade no processo de imunização desse grupo, de acordo com o consultor em infectologia da ESP/CE, Keny Colares. “O gráfico mostra uma mudança na curva bem interessante e é um dado ilustrativo dos primeiros benefícios da vacinação, já que essa população dos profissionais de saúde tem tido acesso à vacinação mais rapidamente”, afirma.

Indicadores

Conforme o último relatório do Vacinômetro da Sesa, 494.268 doses já foram aplicadas em profissionais de saúde no Ceará. Do total, 237.654 já receberam duas doses da CoronaVac/Sinovac e 260, pelo menos a primeira dose do imunizante Oxford/AstraZeneca.

Em todo o território cearense, 1.101.913 doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas, segundo atualização mais recente da ferramenta.

Compartilhe

Notícias recentes

Endereço

Ed. The Union – SMAS, Trecho 3, Conjunto 3, Bloco B1, sala 303

Zona Industrial (Guará) CEP: 71215-300 Brasília – DF

Contato

+55 (61) 3044 7560
contato@ibross.org.br