Notícias

Estudo aponta que parcerias com a iniciativa privada transformam o setor público do país

Levantamento mostra que 5.169 contratos de gestão foram firmados nos últimos 10 anos envolvendo diferentes áreas da administração

O jornal O Estado de S. Paulo divulgou estudo pioneiro sobre as parcerias firmadas com a iniciativa privada e as organizações sociais. De acordo com a matéria, a mudança está em curso e vem redesenhando o modelo tradicional de gestão adotado na prestação de serviços públicos com o objetivo de melhorar os resultados entregues à população. Tal situação já é vista em outros países, como Inglaterra, Estados Unidos, Irlanda e Chile.

O modelo vem ganhando força e conquistando espaços importantes em diferentes áreas, como, por exemplo, na administração de parques nacionais e urbanos a escolas e creches, de hospitais e prisões a redes de dados e programas regionais de desenvolvimento.

O levantamento mencionado na reportagem compila as parcerias implementadas nos últimos 10 anos, organizadas por região geográfica, modalidade de contrato e ramos de atividade. De acordo com o estudo, já foram implementadas 5.169 parcerias do gênero na esfera da União, nas 27 unidades da Federação (Estados e Distrito Federal) e nas prefeituras das capitais.

Veja abaixo os gráficos e leia a matéria na íntegra ou clique aqui para acessar a versão digital

“Esse mapa é uma grande enciclopédia para os gestores públicos brasileiros buscarem alternativas e soluções para gerenciamento de serviços”, disse ao Estadão o cientista político e consultor Fernando Schüler, que respondeu pela coordenação acadêmica da pesquisa, ao lado do engenheiro e administrador Sandro Cabral, ambos professores do Insper, uma escola de negócios de São Paulo.

 

 

Compartilhe

Notícias recentes

Endereço

Ed. The Union – SMAS, Trecho 3, Conjunto 3, Bloco B1, sala 303

Zona Industrial (Guará) CEP: 71215-300 Brasília – DF

Contato

+55 (61) 3044 7560
contato@ibross.org.br