Notícias

Arraiá Solidário virtual emociona pacientes no Hugol

Pacientes e acompanhantes assistiram a apresentação musical para minimizar os aspectos desfavoráveis da internação, como o isolamento das atividades

 

Dando início às atividades em comemoração aos seus cinco anos de funcionamento, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás administrado em parceria com a ΑGIR – Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (filiada ao Ibross), realizou nesta quinta-feira, 02 de julho, a 5ª edição do “Arraiá Unidos do Hugol”.

O evento, que neste ano foi transformado em virtual, combinou diversão e solidariedade para colaboradores, pacientes e familiares, que puderam assistir a uma apresentação musical e serem sensibilizados para a doação de sangue na Unidade de Coleta e Transfusão do hospital, que contou com lanche especial para os doadores.

Luciano de Carvalho, filho do paciente João Ribeiro, participou do evento ao lado de seu pai na internação e ficou entusiasmado com a apresentação temática: “Achei essa ação maravilhosa! É uma forma de distração tanto para os pacientes quanto para os acompanhantes. Quando estamos dentro de um ambiente hospitalar, ficamos um pouco alheios ao que acontece no mundo exterior, e essa é uma excelente forma de integração. Parabéns a toda equipe do hospital pelo trabalho realizado”.

Para os colaboradores, o Arraiá solidário foi transmitido ao vivo, pelo YouTube; para os pacientes e seus familiares, as equipes multiprofissional e da Comissão de Humanização do Hugol passaram de quarto em quarto exibindo o audiovisual e interagindo com os usuários, respeitando, assim, as normas de segurança e evitando aglomerações.

“Essa ação vem para minimizar os aspectos desfavoráveis da internação, como o isolamento das atividades cotidianas com as quais o paciente estava acostumado, e agora de forma mais intensa devido à pandemia, trazendo um momento festivo para o meio hospitalar, o que cria uma atmosfera mais amena e propícia para a recuperação do paciente”, relatou a fisioterapeuta Marciclene Mesquita, membro da Comissão de Humanização e uma das organizadoras do evento.

Doe sangue

O Banco de Sangue do Hugol necessita de doadores de todos os tipos sanguíneos para a manutenção de seus estoques. Para garantir a segurança dos doadores que se propuserem a esse ato de solidariedade, a Unidade de Coleta e Transfusão do hospital está realizando o agendamento prévio para evitar aglomerações e agilizar a doação, por meio dos telefones 62 3270-6661 e 62 3270-6662.

Os requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação são: estar saudável, ter peso acima de 50kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, orientamos evitar a doação durante esse período. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para ser doador e quem apresenta sintomas gripais ou de resfriado não deve doar sangue no momento.
Localizada na Região Noroeste de Goiânia, na Avenida Anhanguera, 14.527, Setor Santos Dumont, a Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol tem capacidade para atender a 60 doadores por dia e possui um horário especial de funcionamento: todas as semanas, de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h30, e no sábado, das 07h às 12h, exceto em dias de feriados.

Fonte: AGIR/HUGOL

Compartilhe

Notícias recentes

Endereço

Ed. The Union – SMAS, Trecho 3, Conjunto 3, Bloco B1, sala 303

Zona Industrial (Guará) CEP: 71215-300 Brasília – DF

Contato

+55 (61) 3044 7560
contato@ibross.org.br