Agosto Dourado: CEJAM promove grupo de shantala para mães e bebês

Iniciativa realizada na UBS Horizonte Azul promove o acolhimento neonatal e proporciona benefícios para a saúde do bebê

 

O Agosto Dourado é uma campanha que tem como principal objetivo sensibilizar as pessoas a respeito da importância do aleitamento materno. No entanto, quando falamos sobre amamentação como meio de criar vínculos e promover a saúde do bebê, é fundamental abordar também outras esferas que contribuem para a saúde e o acolhimento neonatal.

Pensando nisso, o Time CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”, associado ao Ibross, da UBS Horizonte Azul, na zona sul de São Paulo, promoveu uma nova iniciativa que, além de trazer diversos benefícios, também é um ato de carinho e cuidado com o bebê: trata-se da shantala.

Técnica de massagem indiana voltada para bebês, a shantala é conhecida por  proporcionar o alívio de cólicas, a melhora do padrão de sono e da respiração, além de auxiliar no funcionamento do intestino e estômago dos pequenos. “Ela também traz consciência corporal e estimula o vínculo entre a mãe ou o cuidador e o bebê”, explica a colaboradora CEJAM e terapeuta ocupacional Graziela Accorsi.

O grupo, que teve início no dia 1 de agosto em homenagem à campanha Agosto Dourado e à Semana Mundial de Aleitamento Materno, será realizado mensalmente e contou com a participação de mães e bebês da comunidade próxima à unidade de saúde. A participação é livre e a técnica de massagem é indicada para bebês com idade entre um e doze meses.

Além de shantala, o grupo também ensinará técnicas para estimular o desenvolvimento infantil e produção de brinquedos terapêuticos.

Fonte: Cejam


Os comentários estão fechados.