Notícias

URSI Campo Limpo inicia atendimento e amplia cuidado à população idosa na zona sul de São Paulo

Envelhecer com autonomia, segurança e acesso a cuidados que promovam qualidade de vida é fundamental para a pessoa idosa. Com esse olhar, a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP), em parceria com o CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”, deu início, nesta quarta-feira (04), às atividades da Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) Campo Limpo.

O momento contou com a presença de Dr. Luiz Carlos Zamarco, Secretário Municipal da Saúde, e de Sandra Sabino, Secretária-Executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (SEABEVS), além de representantes do CEJAM, entre eles João Romano, gerente executivo, e líderes do Núcleo Técnico Regional de São Paulo.

Integrada à Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (RASPI) do município, a nova unidade amplia a oferta de serviços especializados na zona sul e fortalece a assistência à população com 60 anos ou mais, em situação de fragilidade ou com doenças de maior complexidade, atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Por meio de uma equipe multiprofissional, as ações desenvolvidas pela URSI priorizam a preservação e a recuperação da capacidade funcional, a prevenção de agravos associados ao envelhecimento e a reabilitação de limitações físicas, cognitivas e psicossociais, assegurando a autonomia e o bem-estar dos usuários.

Para Luciana Carvalho, gerente da unidade, o serviço representa um avanço importante para a região. “A URSI Campo Limpo nasce para cuidar das pessoas idosas com proximidade, respeito e atenção às suas reais necessidades. É um espaço dedicado ao acolhimento, à orientação e ao acompanhamento do envelhecimento, com foco na humanização e na valorização das trajetórias de vida.”

Segundo ela, a articulação com a rede é um dos pilares do trabalho desenvolvido pela unidade. “A atuação conjunta com a Atenção Primária, os serviços especializados e os equipamentos do território garantem a troca de informações, apoio às equipes e um acompanhamento mais seguro e resolutivo para o idoso.”

Com a abertura da URSI Campo Limpo, a SMS-SP e o CEJAM ampliam a rede de cuidado à população idosa na capital e reforçam a importância de serviços qualificados e integrados, que contribuam para um envelhecimento mais saudável, com assistência contínua e próxima do território.

Compartilhe

Notícias recentes

Endereço

Ed. The Union – SMAS, Trecho 3, Conjunto 3, Bloco B1, sala 303

Zona Industrial (Guará) CEP: 71215-300 Brasília – DF

Contato

+55 (61) 3044 7560
contato@ibross.org.br