Notícias

Hospital Estadual de Franco da Rocha amplia eficiência assistencial e planeja melhorias para 2026

O Hospital Estadual Dr. Albano da Franca Rocha Sobrinho, unidade da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP), gerenciado pelo CEJAM desde 2020, encerrou mais um ano com avanços significativos na organização do cuidado. Ao longo do período, a unidade implementou um conjunto de ações voltadas à ampliação do acesso, à eficiência operacional e ao fortalecimento da comunicação entre equipes e lideranças.

As mudanças refletem um olhar atento tanto para quem busca atendimento quanto para quem faz o hospital acontecer, como pontua a diretora-geral Edineuza Sena Soares: “nosso trabalho tem sido pautado pela organização, pela segurança e, principalmente, pelo cuidado humanizado com cada paciente”.

Gestão próxima, acesso organizado e mais previsibilidade no atendimento

Entre as iniciativas já em funcionamento o “Huddle diário”, reuniões curtas e realizadas diariamente, é uma estratégia de gestão que promove o alinhamento cotidiano entre lideranças e equipes assistenciais. A rotina fortalece a comunicação interna, permite a identificação precoce de riscos, agiliza a tomada de decisões e reforça a cultura de acolhimento responsável ao paciente por meio de uma gestão mais próxima da operação.

No ambulatório, a atuação direta da gestão na organização da fila de espera trouxe mais transparência ao acesso e melhor aproveitamento das vagas disponíveis, contribuindo para a previsibilidade no atendimento.

Olhar para o futuro: melhorias estruturais e fortalecimento da assistência

Com foco nos desafios e nas oportunidades de 2026, o hospital avança no planejamento de ações voltadas ao aprimoramento da eficiência e da qualidade do atendimento. Entre elas, está a classificação e organização dos leitos das enfermarias, iniciativa que permitirá definir de forma mais clara o perfil clínico dos pacientes por unidade, contribuindo para uma gestão mais eficiente dos leitos e organização do trabalho das equipes assistenciais.

O Centro Cirúrgico também integra esse planejamento, com um projeto de modernização da estrutura física e adequação às boas práticas assistenciais, além do fortalecimento do cuidado e amparo ao paciente cirúrgico.

Na UTI, o planejamento prevê o redimensionamento da equipe com base em critérios técnicos e assistenciais, buscando equilíbrio entre qualidade, economicidade e uso racional dos recursos públicos.

Outro ponto de atenção é a recepção central, que passará por uma revitalização estrutural e de ambiência. A proposta inclui melhorias na fachada, pintura, comunicação visual e identidade institucional, com o objetivo de tornar o ambiente mais acolhedor, organizado e acessível aos nossos pacientes.

Compromisso com as pessoas

Ainda de acordo com a diretora-geral, os avanços refletem um trabalho coletivo, construído diariamente por todos profissionais de saúde.

“As conquistas que alcançamos são resultado do envolvimento e do compromisso das pessoas que constroem o hospital todos os dias, refletindo diretamente na qualidade do cuidado oferecido à população”, afirma Edineuza.

Com a gestão do CEJAM, o Hospital Estadual de Franco da Rocha segue consolidando uma trajetória de melhoria contínua, aliando planejamento, escuta ativa e valorização das pessoas em prol do fortalecimento do SUS.

Compartilhe

Notícias recentes

Endereço

Ed. The Union – SMAS, Trecho 3, Conjunto 3, Bloco B1, sala 303

Zona Industrial (Guará) CEP: 71215-300 Brasília – DF

Contato

+55 (61) 3044 7560
contato@ibross.org.br