Capacitação técnica para 120 profissionais da educação acontece no próximo sábado, dia 25/10, e será realizado pelo Centro TEA Paulista, na cidade de São Paulo
No próximo sábado, dia 25 de outubro, cerca de 120 servidores municipais de Guaratinguetá da educação passarão por capacitação técnica na cidade de São Paulo sobre o modelo estadual de atendimento a pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e pessoas com deficiência. O treinamento acontecerá no Centro TEA Paulista, localizado na zona oeste da capital.
O objetivo é ampliar o conhecimento dos profissionais, aprimorar o atendimento às pessoas com TEA e fortalecer políticas públicas voltadas à inclusão social e esportiva, permitindo, assim, a replicação do modelo do Centro TEA em todo o estado. Os profissionais de Guaratinguetá terão treinamento nas áreas de arteterapia, pedagogia, psicologia, atividades esportivas e jurídico.
Desde sua inauguração, em junho deste ano, o Centro TEA Paulista já capacitou mais de 500 profissionais dos municípios paulistas por meio de treinamentos específicos para os servidores municipais da saúde, educação e desenvolvimento social, além de visitas guiadas no equipamento público.
Ao concluírem a capacitação, os profissionais adquirem conhecimento multidisciplinar sobre atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista nas áreas de arteterapia, pedagogia, psicologia, atividades esportivas e jurídico. A expectativa é que, nos próximos três anos, os municípios paulistas utilizem esse equipamento público para formação continuada dos profissionais.
“Fomentar a capacitação significa construir uma sociedade inclusiva, mais justa, humana e acessível”, afirma José Antônio Lobo, diretor regional do Centro TEA Paulista. “Além disso, nossa participação em eventos voltados à inclusão demonstra o compromisso com a promoção de políticas públicas inclusivas”, complementa o dirigente.
Segundo Lobo, o Centro TEA Paulista funciona como a extensão dos municípios paulistas para atender e formar os profissionais das diversas áreas, visando expandir para todo o estado o modelo de excelência do serviço. O objetivo é articular, qualificar e ampliar o atendimento às pessoas com TEA e às pessoas com deficiência em todo o território paulista.
Sobre o Centro TEA Paulista
Inaugurado em junho de 2025, o Centro TEA Paulista e Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência é um espaço completo para o acolhimento, atendimento e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Mais informações em: Link
Sobre a Agir
A Agir (Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde) é uma instituição de direito privado, sem fins econômicos, que promove soluções em gestão e gerenciamento para o setor de saúde. Pautada por princípios legais e processos embasados na premissa de fazer com excelência, em tempo adequado e ao menor custo possível, a entidade atua em diversas regiões do Brasil, ofertando assistência apropriada e humanizada, com excelência, segurança, qualidade, acolhimento e empatia.
Atualmente, a Agir é responsável pela gestão das unidades de saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás — Crer, HDS, Hugol e Hecad — e da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas, com o Complexo Hospitalar Sul. A instituição também mantém o eixo educacional Ensino Agir e a Rede Teia, voltada ao atendimento de crianças e adolescentes diagnosticadas com autismo, com cinco unidades da Rede Teia em Goiás, duas em São Paulo e uma em Amazonas.
