Orquestra do Teatro Nacional do DF emociona pacientes e funcionários do HCB, assista

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, de Brasília, iniciou na manhã desta sexta-feira (27/7) a turnê “Concertos de Saúde” no Hospital da Criança de Brasília e emocionou pacientes e funcionários. Trata-se de uma série de 20 apresentações que passará por hospitais e unidades de saúde da capital até dezembro.

A proposta é levar música clássica ao encontro do público em outros espaços, além dos palcos tradicionais. “Sabemos que a música tem um incrível efeito terapêutico e, com o projeto Concertos da Saúde, vamos levar aos hospitais a excelência da música executada pelos integrantes da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Queremos contribuir, assim, para amenizar a tensão e o estresse característicos desses ambientes e colaborar com o bem-estar físico e mental dos pacientes e familiares”, diz o maestro Claudio Cohen.

 

Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leia a notícia na íntegra:

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional lança série de concertos em hospitais

Primeira apresentação foi nesta sexta-feira (27/7), às 10h, no Hospital da Criança de Brasília, com repertório executado por quarteto de cordas e flauta

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro lança esta semana a série “Concertos da Saúde”, apresentações musicais em hospitais e unidades públicas de saúde do Distrito Federal. A estreia será nesta sexta-feira (27), às 10h, no Hospital da Criança de Brasília.

Essa é uma ação que faz parte da política de diversificação da atuação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional. A ideia é levar a orquestra ao encontro do público em outros espaços, além dos palcos tradicionais (Cine Brasília, salas de espetáculo, teatros). Na perspectiva de aproximação e formação de novos públicos, já fazem parte da agenda da Orquestra Claudio Santoro concertos em parques ecológicos da cidade, do projeto Parque Cultural, e os Concertos Didáticos, em que estudantes de escolas públicas do DF acompanham o ensaio da orquestra sinfônica e podem conversar com o maestro e os músicos sobre os instrumentos e a música erudita.

Atualmente, a orquestra já promove concertos nos parques ecológicos da cidade e agora inaugura essa série nas unidades de saúde. Há ainda o projeto Concertos Didáticos em que estudantes de escolas públicas acompanham o ensaio da orquestra sinfônica e podem conversar com o maestro e os músicos sobre os instrumentos e a música erudita.

Segundo o maestro Claudio Cohen, a expectativa é realizar 20 apresentações até dezembro. “Sabemos que a música tem um incrível efeito terapêutico e, com o projeto Concertos da Saúde, vamos levar aos hospitais a excelência da música executada pelos integrantes da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Queremos contribuir, assim, para amenizar a tensão e o estresse característicos desses ambientes e colaborar com o bem-estar físico e mental dos pacientes e familiares”, explicou.

O formato e o repertório dos concertos de câmara vão variar de acordo com o público e as condições técnicas do local. Serão formações de duos, trios, quartetos ou quintetos de instrumentos variados. A apresentação de estreia, no Hospital da Criança de Brasília, será executada por um quarteto de cordas e flauta, com os músicos Larissa de Mattos (violoncelo), Mariana Gomes (viola), Ricardo Palmezano (violino), Marcus Guedes (violino) e Mechthild Bier (flauta). No repertório, peças de Wolfgang Amadeus Mozart (Serenata Noturna e Divertimento em Ré Maior), Christoph Willibald Gluck (Danse des Champs Elysées – 2º ato, de Orfeu e Eurídice), Astor Piazzola (Libertango) e Heitor Villa-Lobos (Trenzinho Caipira), além de arranjos de cirandas e canções folclóricas.

Fonte: Secretaria de Cultura do Distrito Federal


Os comentários estão fechados.