Notícias

Desafios do Cuidado Continuado foram discutidos na XVI Jornada Científica do CRER

A implementação de uma rede de Cuidados Continuados e a abordagem familiar nos cuidados paliativos foram alguns dos assuntos abordados no evento

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER) promoveu, nos dias 7 e 8 de novembro, a sua XVI Jornada Científica com o tema “Os desafios do Cuidado Continuado”, em Goiânia (GO). A Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (AGIR), associada Ibross, é gestora do CRER.

O encontro reuniu cerca de 400 profissionais de diversas áreas da saúde e abordou, entre outros assuntos, a implementação de uma rede de Cuidados Continuados, a abordagem familiar nos cuidados paliativos e a inclusão de Cuidados Continuados no mercado de trabalho, no contexto escolar, nos esportes e no lazer.

Leia a notícia completa:

XVI Jornada Científica do CRER discutiu os desafios do Cuidado Continuado

Após dois dias de palestras e debates, a XVI Jornada Científica do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, unidade da SES-GO, cumpriu seu papel. O encontro, que reuniu cerca de 400 profissionais de diversas áreas da saúde, foi considerado positivo e altamente enriquecedor pelo presidente da Jornada, Dr. Fernando Cupertino.

“O balanço que faço desta edição da Jornada é altamente positivo. A qualidade do debate e a participação durante o evento traduz o interesse dos profissionais em aprofundar seus conhecimentos nessa temática tão importante para a saúde de uma forma geral. A mensagem deixada pela Jornada é a de que estamos no caminho certo no cuidado das pessoas, em responder melhor às suas necessidades e em nos preparar para esse grande desafio”.

Com o tema “Os desafios do Cuidado Continuado”, a décima sexta edição da Jornada Científica do CRER aconteceu nos dias 07 e 08 de novembro no auditório Valéria Perillo, na unidade. Para a recepcionista do CRER, Mayara Barros Neves, o encontro promoveu conhecimento até mesmo para os profissionais que não são da assistência.

“Sou recepcionista mas, atualmente, curso Serviço Social. Mesmo não sendo da área assistencial, achei muito importante participar da Jornada Científica pelo fato de ampliar meus conhecimentos e para conhecer um pouco mais do trabalho realizado aqui no CRER. Quando temos a mente aberta para novos conhecimentos nos tornamos profissionais melhores e mais qualificados”.

Para o residente em enfermagem do HUGOL, Pedro Henrique Martins Fialho, o encontro científico foi enriquecedor. ”Participar da Jornada foi muito importante para mim que tenho uma visão diferente de assistência, por trabalhar em um hospital de urgência. Aqui tive uma visão ampla do tratamento ao paciente. Qualificação profissional enriquecedora”.

Representando o Ministério da Saúde na Jornada Científica do CRER, Dra. Marcelle Craveiro da Silva elogiou o evento. “É muito importante um hospital com a estrutura e com o nível de atendimento do CRER tratar do assunto Cuidado Continuado. O Ministério da Saúde vem trabalhando na implementação de políticas públicas que abarquem esse tipo de assistência”.

A XVI Jornada Científica do CRER abordou, no primeiro dia de evento, os seguintes assuntos: A Política e a Rede de Cuidados Continuados Integrados: o exemplo de Portugal; A implementação de uma Rede de Cuidados Continuados, na visão dos três gestores do SUS; Comunicação Médica e Estratégias de Educação em Saúde; Abordagem Familiar nos Cuidados Paliativos; Desafios do Cuidado Paliativo: Experiências de um Hospital Geral e Alimentação no Cuidado Continuado.

No último dia de evento, os assuntos abordados foram: Transição do cuidado: UTI, Posto Clínico e Serviço de Atenção Domiciliar; Tecnologias de Informação e Cuidados Continuados; Abordagem Odontológica no Cuidado Continuado; Atenção Domiciliar nos Cuidados Continuados; Interação e Comunicação no Cuidado Continuado; Acessibilidade: inovações e estratégias arquitetônicas; Sexualidade e Reprodução nos Cuidados Continuados e Inclusão nos Cuidados Continuados – mercado de trabalho, contexto escolar, esporte e lazer.

Fonte: http://www.saude.go.gov.br/xvi-jornada-cientifica-do-crer-discutiu-os-desafios-do-cuidado-continuado/

Compartilhe

Notícias recentes

Endereço

Ed. The Union – SMAS, Trecho 3, Conjunto 3, Bloco B1, sala 303

Zona Industrial (Guará) CEP: 71215-300 Brasília – DF

Contato

+55 (61) 3044 7560
contato@ibross.org.br