Notícias

CRER comemora 15 anos de história, com respeito ao próximo e valorização da vida

O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER) comemorou 15 anos de serviços prestados à população, na segunda-feira, dia 25 de setembro, com uma missa em ação de graças que contou com a presença de pacientes, colaboradores, diretoria do CRER, Superintendentes e Conselheiros da AGIR e  autoridades políticas e eclesiásticas. A cerimônia foi conduzida por Dom Moacir Silva Arantes, Bispo Auxiliar da Igreja Arquidiocese de Goiânia, que destacou em suas palavras que “o CRER está construindo o seu caminho, fazendo o bem na vida de milhares de pessoas. Todos que buscam tratamento nesta instituição encontram apoio e suas necessidades atendidas”.


O Governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, falou da idealização do CRER. “Este Centro de Reabilitação é um sonho que eu venho alimentando desde quando era Deputado, e no primeiro mandato como Governador do Estado, eu e Valéria, nos empenhamos e começamos a construção do CRER”. O Governador também lembrou que pelo CRER “já passaram pessoas de Goiás, do Brasil e do mundo que voltaram a viver e a ter esperança”. Sobre os profissionais ele enalteceu “aqui há uma equipe extraordinária e uma direção fantástica que fez do CRER uma referência nacional nas áreas de reabilitação e readaptação. O CRER é uma obra de Deus na vida dos pacientes, uma instituição adolescente, mas madura, que já fez tanto na vida de milhares e pessoas”.

O Secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, destacou que o CRER foi o início de tudo. “É a nossa referência nos parâmetros de qualidade que buscamos para todos os hospitais do Estado de Goiás”. O Secretário frisou que o CRER foi pioneiro no processo de Acreditação. “Foi o primeiro hospital do Centro-Oeste a receber o Certificado de Acreditado com Excelência – NÍVEL 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).   Tudo isso com um atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O CRER é um sonho que se tornou realidade. É um orgulho para os Goianos.”

O Superintendente Executivo da Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (AGIR), Sérgio Daher, evidenciou “que o CRER foi o primeiro hospital público do Estado a ser inaugurado e dar início ao atendimento  à população tendo como modelo de gestão uma  parceria contratual  firmada entre o poder público e uma  Organização Social em Saúde. O modelo de gestão implantado no CRER serviu como vitrine para o Estado diante dos resultados extremamente positivos apresentados, com economicidade, agilidade, eficácia e qualidade”.

O diretor geral do CRER, Válney Luís da Rocha, enfatizou que “O cuidado dedicado às pessoas atendidas no CRER reflete no alto nível de satisfação. Hoje o hospital tem 99,7 % de aprovação dos usuários da internação, e de 96,5 % dos pacientes ambulatoriais, que avaliaram o serviço como ótimo e bom. Mais que um Centro de Reabilitação e Readaptação, o CRER é um polo disseminador de modelos e práticas que contribuem para o desenvolvimento da saúde”. O diretor também aproveitou o momento para anunciar que o CRER se prepara para um novo desafio. “Vamos pleitear a Acreditação Canadense QMentum. Ela é baseada em uma metodologia internacional que orienta e monitora os padrões de performance em qualidade e segurança”, publicizou.

Durante a cerimônia, João Vitor Vieira que está com 19 anos e  é paciente do CRER desde os quatro anos de idade, dirigiu-se ao Governador para falar da experiência de ser paciente do CRER.  “Se o Brasil tivesse um CRER em cada Estado, a saúde seria bem melhor. E não é só isso! O amor e o sorriso dos colaboradores deste hospital fazem toda a diferença na vida dos pacientes. É por isso que eu sou grato a todos e, principalmente, ao senhor, Governador”, agradeceu. O jovem, entregou ao Governador, ao Secretário de Estado da Saúde e ao Vice-Governador do Estado de Goiás, José Eliton de Figuerêdo Júnior, uma camiseta comemorativa dos 15 anos do CRER.

No final do evento, todos cantaram parabéns ao CRER, e na saída do auditório foi servido um delicioso bolo e entregue aos presentes uma pequena muda de Girassol, que representa a “Flor do Sol, que inspira felicidade, entusiasmo e positividade”.

Homenagem a Dom Antonio Ribeiro de Oliveira

Em agradecimento, a instituição prestou uma singela homenagem a Dom Antonio Ribeiro de Oliveira, Arcebispo Emérito de Goiânia e Diretor-Presidente da Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (AGIR), no período de 2011 a 2017. A AGIR é organização social responsável pela gestão do CRER, desde 2002.

Dom Antonio faleceu em fevereiro de 2017 e deixou um legado de serviços prestados à comunidade e denotado espírito de doação. Foi parte fundamental da história do CRER, muito mais que um exemplo a ser seguido, seus valores ajudaram a construir e sedimentar uma estrutura sólida pautada na ética e atenção àqueles que mais necessitam.

Para homenageá-lo, a artista plástica Maria Guilhermina Gonçalves Fernandes, escultora pela Universidade de Sorbonne, Paris – França, criou especialmente para o CRER uma obra de arte em bronze sob o título: “Como um pássaro, seu voo foi pleno”. O Arcebispo tinha um carinho muito especial pelo centro de reabilitação e denotado espírito de doação.

A obra de arte instalada na recepção principal do hospital, foi descerrada pelo Governador do Estado de Goiás, Marconi Ferreira Perillo; Vice-Governador José Eliton de Figuerêdo Júnior, Escultora Maria Guilhermina Gonçalves Fernandes; Superintendente Executivo da AGIR, Sérgio Daher; Diretor Geral do CRER, Válney Luís da Rocha, e demais presentes.

Fonte: Núcleo de Comunicação
CRER – Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo
Fotos: Eduardo Castro e Marianne Carrijo

Compartilhe

Notícias recentes

Endereço

Ed. The Union – SMAS, Trecho 3, Conjunto 3, Bloco B1, sala 303

Zona Industrial (Guará) CEP: 71215-300 Brasília – DF

Contato

+55 (61) 3044 7560
contato@ibross.org.br