Notícias

SPDM – Unidades Afiliadas recebe prêmio honra ao mérito na Bio Brazil Fair por atuar na Transição Agroecológica

Instituição foi reconhecida pela realização do Projeto de Inclusão da Alimentação Orgânica e Agroecológica nos Hospitais do SUS

Na manhã da última quinta-feira, Larissa Beltramim, Chefe do Escritório de Políticas Públicas, Desenvolvimento Sustentável e Inovação Social, e Daniela Carvalho, Gerente de Nutrição da Rede de Instituições Afiliadas da SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina receberam um prêmio de reconhecimento na Transição Agroecológica pela realização do Projeto de Inclusão da Alimentação Orgânica e Agroecológica nos Hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), entregue pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP), durante a BioBrazil Fair, o maior evento da América Latina voltado exclusivamente a produtos naturais e orgânicos.

“Assumimos esse compromisso de ofertar aos nossos pacientes uma alimentação saudável durante o período que estão internados nos hospitais da instituição, então essa articulação da educação, saúde e da ciência com as políticas públicas de desenvolvimento agrário e agricultura familiar permite que a SPDM implemente projetos como esse de aquisição de alimentos das cooperativas da agricultura familiar”, afirma Larissa Beltramim, Chefe do Escritório de Políticas Públicas, Desenvolvimento Sustentável e Inovação Social.

Em 2023, a SPDM assinou um acordo de cooperação inédito com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) para promover a alimentação saudável em suas unidades hospitalares e ações de acesso à saúde para as populações do campo, da floresta e das águas. A partir do diálogo com as cooperativas e agricultores(as) da agricultura familiar rural, urbana e periurbana, o projeto visa fornecer aos pacientes que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) uma alimentação segura, livre de agrotóxicos, por meio do consumo de diversos tipos de alimentos, incluindo orgânicos e agroecológicos. Isso se dá com a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), via compra institucional, no SUS.

A partir do projeto piloto no Hospital São Paulo, já implementado, os hospitais Luzia de Pinho Melo (Mogi das Cruzes), Hospital Regional do Alto Tietê (Suzano) e Hospital Municipal de Parelheiros (São Paulo) também foram inseridos nesta primeira fase. A expectativa é expandir ainda neste ano, para mais 15 unidades de saúde.

Exemplos práticos de sustentabilidade

O Escritório de Políticas Públicas, Desenvolvimento Sustentável e Inovação Social participou juntamente com a Gerência de Nutrição e com a Gerência de Educação do “Encontro Técnico Científico Culinário: padrão de qualidade e uso integral de alimentos orgânicos, da teoria à cozinha” para demonstrar como é realizada a preparação dos alimentos com aproveitamento 100%, que serão levados aos hospitais e também aos centros de educação infantil (CEIs) em São Paulo.

Um cozinheiro do Hospital São Paulo preparou uma sopa de cenoura orgânica com ramas, e as cozinheiras da CEI Primeira Infância e da CEI Nova Luz fizeram um doce de banana orgânica. Uma colaboradora de nutrição do Hospital Municipal de Parelheiros acompanhou os preparos na cozinha do evento. Essas receitas demonstram a possibilidade de aproveitamento integral dos alimentos, sem desperdício, e com a valorização nutricional do cardápio.

Compartilhe

Notícias recentes

Endereço

Ed. The Union – SMAS, Trecho 3, Conjunto 3, Bloco B1, sala 303

Zona Industrial (Guará) CEP: 71215-300 Brasília – DF

Contato

+55 (61) 3044 7560
contato@ibross.org.br