A Diretoria de Ensino e Pesquisa do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad com o apoio do Instituto Sócrates Guanaes e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, realizou, nos dias 25 e 26 de agosto, a VII Jornada Científica do Hospital Doenças Tropicais (HDT)/HAA com o tema “HDT/HAA 40 anos a Serviço da Saúde em Goiás”. O evento reuniu especialistas renomados e abordou os temas de interesse regional e nacional, no auditório da Área IV da PUC-GO.
O evento contou com uma programação diversificada, com conferências, mesas redondas e minicursos sobre assuntos atuais relacionados às doenças infecciosas e dermatológicas e atualidades em saúde, voltado para colaboradores da instituição, profissionais e acadêmicos da área da saúde.
O HDT/HAA é o primeiro e único na especialidade com acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação), maior acreditadora de serviços de saúde do Brasil, e Número 1 em Humanização entre todos do Brasil com reconhecimento do Ministério da Saúde. O hospital é administrado pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), que é associado ao Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), entidade nacional representativa das OSS e de instituições filantrópicas do terceiro setor.
Referência regional para o tratamento de Doenças Infecciosas e Dermatológicas, o HDT/HAA é um hospital terciário, que resultou da fusão, em 1977, do Hospital Oswaldo Cruz e do Hospital do Pênfigo. E posteriormente, com o fechamento do Hospital JK (especializado em tuberculose) e da Colônia Santa Marta (especializada em hanseníase) passou a ser referência também para internação destes pacientes. Possui 120 leitos, incluindo UTI especializada para adultos e crianças, hospital dia, ambulatórios e serviço de emergência.