Notícias

Icipe segue na gestão do Hospital da Criança de Brasília

A Justiça autorizou o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe) a continuar na gestão do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB).

De acordo com o desembargador da 6º Turma Cível do Tribunal de Justiça do DF, Alfeu Machado, o Icipe e o Governo do Distrito Federal têm cumprido as exigências legais para manter o contrato. “Tendo sido suficientemente atendidos os requisitos impostos e havendo compromisso solene dos requerentes em atender os demais, com comprovação documental de que já estão atuando nesse sentido, mantenho o deferimento provisório do efeito suspensivo”, afirma a ação.

Ainda não há prazo para a votação dos recursos, mas a ratificação da decisão mantém, pelo menos de forma temporária, a gestão do HCB ao Icipe.

Leia mais

Ministério Público do DF se manifesta a favor da gestão do Hospital da Criança pelo Icipe

Secretário de Saúde do DF afirma que novos modelos de administração são úteis às necessidades da saúde pública

Hospital da Criança de Brasília recebe ‘abraço’ de pacientes

Manifesto contra o fechamento do Hospital da Criança de Brasília

 

Veja a notícia na íntegra:

Justiça mantém Icipe na gestão do Hospital da Criança de Brasília

A decisão da 6ª Turma ratifica a suspensão dos efeitos da condenação por improbidade até o julgamento dos recursos dos réus

A Justiça permitiu a continuidade do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe) como gestor do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). O desembargador da 6º Turma Cível do Tribunal de Justiça do DF, Alfeu Machado, manteve a suspensão dos efeitos da condenação de improbidade até que os recursos interpostos pelos réus sejam julgados.

Segundo entendimento do magistrado, o Icipe e o GDF têm cumprido as exigências legais para manter o contrato. “Tendo sido suficientemente atendidos os requisitos impostos e havendo compromisso solene dos requerentes em atender os demais, com comprovação documental de que já estão atuando nesse sentido, mantenho o deferimento provisório do efeito suspensivo”, afirmou na ação.

Em 24 de abril, o desembargador realizou audiência de conciliação da qual participaram os réus (Icipe e outros três agentes públicos), representantes da Secretaria de Saúde do DF, da Procuradoria-Geral do DF, do Ministério Público do DF e Territórios, da seccional DF da Ordem dos Advogados do Brasil e da Defensoria Pública. Na ocasião, foram estabelecidos prazos e condições mínimas a serem atendidas para suspender os efeitos da condenação por improbidade, imposta pela 7ª Vara da Fazenda Publica do DF.

Também ficou definido que GDF e Icipe deveriam cumprir cinco pontos primordiais para a manutenção do acordo. Entre eles, apresentar uma proposta concreta a fim de o Icipe preencher os requisitos para ser qualificado como Organização Social; o compromisso formal de realização de contratações por concorrência pública e a apresentação do programa de trabalho desenvolvido e futuro, com discriminação de recursos orçamentários já empenhados e os programados para empenho.

Havia ainda a exigência de o DF promover a fiscalização das atividades do Icipe e de realização da chamada pública com ampla divulgação na hipótese de renovação ou prorrogação do contrato de gestão firmado com o instituto.

Aditivo

O GDF concordou com as imposições feitas na audiência e começou a apresentar documentos. Assim, apresentou à Justiça as táticas, metas e planos de atuação. Entre elas, promoveu a alteração da periodicidade da apresentação de relatórios pela comissão responsável por atuar no caso.

Com respaldo na Lei n.º 4.081/2008, tornou obrigatória a análise da prestação de contas do Icipe a cada três meses. Além disso, repactuou em 100% as metas quantitativas e qualitativas do instituto. Tudo foi formalizado em termo aditivo ao contrato, documento no qual constam ainda entre outras ações.

Embora não haja prazo para votação dos recursos, a ratificação da decisão mantém, pelo menos de forma temporária, a gestão do Icipe.

Em abril deste ano, o instituto chegou a entregar a gestão do espaço ao Governo do Distrito Federal. Embora o contrato só termine em fevereiro de 2019 a direção afirmou atender decisão judicial. O Icipe foi condenado por improbidade administrativa, por não preencher os requisitos formais de uma organização social. Depois dos recursos o instituto conseguiu se manter na gestão.

Acreditação hospitalar

Nesta segunda-feira (25), o Hospital da Criança recebeu a Certificação em Acreditação Hospitalar, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O documento atesta a qualidade dos serviços de saúde do HCB e reitera a segurança dos pacientes. Ele é o primeiro hospital público do DF e o primeiro pediátrico da região Centro-Oeste a receber esse certificado.

Hoje, 254 dos 6.099 hospitais brasileiros são certificados pela ONA. Em sete anos de gestão do Icipe, o HCB fez cerca de 3 milhões de atendimentos, com 99% de aprovação dos usuários e 96% de aprovação dos funcionários.

Fonte: https://www.metropoles.com/distrito-federal/justica-mantem-icipe-na-gestao-do-hospital-da-crianca-de-brasilia

Compartilhe

Notícias recentes

Endereço

Ed. The Union – SMAS, Trecho 3, Conjunto 3, Bloco B1, sala 303

Zona Industrial (Guará) CEP: 71215-300 Brasília – DF

Contato

+55 (61) 3044 7560
contato@ibross.org.br