O trabalho de sensibilização da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), no Recife, gerido pela FGH, associada Ibross, tem sido eficaz na captação de novos doadores. Em menos de dois meses, a unidade realizou a captação de córneas de três pacientes, todos com mais de 70 anos.
Em janeiro de 2025, foram captadas as córneas de uma paciente do sexo feminino de 72 anos, no dia 1º; e de um paciente do sexo masculino de 73 anos, no dia 06. Já em fevereiro, no dia 03, a família autorizou a doação das córneas de um paciente de 74 anos do sexo masculino.
Após a entrevista com a família e a confirmação da doação, uma equipe do Banco de Olhos através do direcionamento realizado pela Central Estadual de Transplantes (CET) de Pernambuco é deslocada para realizar a captação das córneas no HECPI e dar seguimento ao processo de transplante.
Ao todo, a CIHDOTT do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa já realizou 36 captações desde maio de 2022, quando foi iniciado o processo na unidade.
Doenças oculares como miopia, astigmatismo e hipermetropia, não são fatores que anulam a doação das córneas. Esses tecidos só podem ser doados após o falecimento, tendo como um dos critérios de doação a autorização da família. Por isso, é importante falar sobre o assunto com seus familiares e pessoas próximas, manifestando o interesse de ser doador caso algo ocorra. Pela idade, estão elegíveis pessoas entre 10 e 75 anos. No HECPI, a média de idade dos pacientes, que se tornaram doadores, varia entre 60 e 75 anos.
Qualquer um pode doar. O que vale é estar com boa saúde avaliada pelo médico e atender certos limites de idade: 75 anos para os rins, 70 para o fígado, 69 anos para sangue, 65 para peles, ossos e válvulas cardíacas, 55 para o pulmão, o coração e medula óssea, 50 para o pâncreas. Para córneas 75 anos.
Sobre o HECPI
Voltado preferencialmente à população idosa e inaugurado pela Prefeitura do Recife em Outubro de 2020, o HECPI é o primeiro hospital público de Pernambuco Acreditado Nível 1 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Gerida pela Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH), a unidade conta com 72 leitos, sendo 62 de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dispõe de 04 salas de cirurgias, ambulatório com 13 consultórios e serviço de Apoio Diagnóstico onde são feitos exames de imagem, como tomografia e ressonância magnética.
Desde sua inauguração, o HECPI já realizou mais de 157 mil consultas médicas, cerca de 1,5 milhão de exames, mais de 86 mil consultas multidisciplinares e aproximadamente 18 mil procedimentos cirúrgicos.
