Notícias

HMS é o primeiro hospital da Bahia com residência em Medicina de Emergência

Pioneirismo do Hospital Municipal de Salvador vai contribuir para a qualidade na assistência prestada aos pacientes

 

A partir de março, o Hospital Municipal de Salvador (HMS), gerido pela Santa Casa da Bahia (associada ao Ibross), iniciará o programa de residência médica na área de emergência, sendo o primeiro hospital da Bahia a contar com tal iniciativa. Aprovado pelo Ministério da Educação, o programa terá duração de três anos e contemplará seis residentes por ano para atuar nos atendimentos de emergência, contribuindo em diferentes frentes que envolvem a assistência emergencial.

Os médicos residentes foram selecionados em novembro último, através de processo seletivo realizado pela Comissão Estadual de Residência Médica, Cerem-Bahia, e vão atuar sob a supervisão da Coordenação do Serviço de Urgência e Emergência do hospital.  A expectativa é que a participação dos residentes agregue ainda mais qualidade à assistência prestada aos pacientes, por meio da interface com a atividade acadêmica.

No HMS, os residentes terão oportunidade de vivenciar experiências em diferentes áreas da urgência e emergência, desde a clínica médica, passando pela cirúrgica e até UTI (pediátrica e adulto), entre outras. “Ao longo da residência, há muita troca de informações e discussão entre as equipes sobre os casos recebidos pelo hospital. Isso permite atualizar as nossas práticas de saúde além de gerar novos conhecimentos”, afirma o médico-coordenador Municipal do Serviço de Urgência e Emergência, Ivan Paiva.

Como funciona a residência – Consiste numa modalidade de pós-graduação na qual o ensino ocorre por meio de treinamento em serviço médico, sob a responsabilidade e orientação de profissionais médicos de elevada qualificação. No Brasil, as residências médicas são regulamentadas pelo Decreto nº 80281 de 05/09/1977 e regidas em âmbito nacional pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Imagem: Max Haack / Secom PMS

 

Fonte: Santa Casa da Bahia
https://www.santacasaba.org.br/2019/01/23/pioneirismo-hospital-municipal-de-salvador-ganha-residencia-medica-na-emergencia/

 

Compartilhe

Notícias recentes

Endereço

Ed. The Union – SMAS, Trecho 3, Conjunto 3, Bloco B1, sala 303

Zona Industrial (Guará) CEP: 71215-300 Brasília – DF

Contato

+55 (61) 3044 7560
contato@ibross.org.br