Realizado na sede da Missão Sal da Terra, em Uberlândia, evento discorreu sobre bem-estar e gestão de pessoal, recebendo representantes de órgãos como o TCU; Ao final, ocorreu a 74ª Assembleia do Instituto
O Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Missão Sal da Terra, sua associada, organizou nesta sexta-feira (25) importante encontro promotor de discussões e deliberações sobre o futuro da Saúde pública no Brasil. Sediado em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o Fórum Nacional de Gestão de Pessoas na Saúde encheu o auditório da OSS e reuniu gestores, especialistas e lideranças de todo o país para uma manhã de conversas. Os trabalhos antecederam a 74ª Assembleia Ibross, ocorrida ao final do encontro, já no início da tarde.
Focado em discutir soluções na relação entre o SUS e o terceiro setor da saúde, além de aperfeiçoar as relações de trabalho e a satisfação dos trabalhadores da área, o evento teve início por meio de uma abertura cultural feita por crianças dos Centros Educacionais da Missão Sal da Terra que apresentaram-se no palco aos presentes.
Na sequência, aconteceu a Palestra magna “Governança Pública e Gestão de Pessoas”, com Vinícius Augusto Guimarães, auditor-chefe adjunto do Tribunal de Contas da União (TCU). Durante a explanação, Guimarães falou sobre o panorama conceitual de governança e aprofundou aspectos ligados à maturidade institucional, que, segundo ele, é a chave para uma contratualização eficaz no SUS.
As atenções, então, voltaram-se para o primeiro painel de discussão. Sob o tema “Promovendo a saúde mental no ambiente de trabalho”, a mesa reuniu debatedores como Samuel Gomes, superintendente-geral da Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH); Naira Regina dos Reis, diretora de gestão estratégica de pessoas corporativa da Casa de Saúde Santa Marcelina; e Sulian Meireles, gerente de consultoria e RH do Hospital Israelita Albert Einstein.
Por seu turno, o segundo painel de discussão teve por título “De bem-estar ao engajamento: o papel dos programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)” e teve como participantes Marina Emediato Lara Carvalho Mohl, diretora de gestão de pessoas da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG); Marcelo Lira Domingues, Gerente de Recursos Humanos Sênior (SPDM); e Dante Garcia de Paula, superintendente de gestão e planejamento da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir).
Ainda houve tempo para o Ibross apresentar seu novo Comitê de Gente & Gestão, iniciativa voltada à busca da excelência na gestão de pessoas no segmento. O objetivo principal será o de promover a colaboração e o compartilhamento de práticas virtuosas, além de indicadores que visem o desenvolvimento da saúde como um todo.
“O Fórum de hoje foi bem-sucedido em toda a sua execução. Creio que expusemos e aprendemos coisas essenciais para refletir com maior lucidez o papel central e estratégico da gestão de pessoas em nossa área. Valorizar profissionais de linha de frente, por exemplo, é investir diretamente na qualidade do cuidado oferecido à população. Ao reunirmos experiências de diferentes regiões e instituições, saímos daqui com nossa missão coletiva, que é a de moldar um SUS mais eficiente, humano e sustentável, bastante fortalecida”, disse Sérgio Daher, Presidente do Ibross.
Já Arthur Pereira, CEO e Diretor de Saúde da Missão Sal da Terra, demonstrou imensa satisfação em sediar o Fórum, reforçando o compromisso da instituição com a interação entre as Organizações Sociais: “Abrir as portas de nossas unidades é uma forma de compartilhar o que temos construído com excelência há anos. Queremos inspirar outras organizações a adotar ações que priorizem não apenas a eficiência mas também o cuidado com as pessoas – sejam elas colaboradores ou pacientes. Essa troca é fundamental para fortalecer o SUS”, detalha.
Confira aqui fotos do Fórum
74ª Assembleia do Ibross
No mesmo dia, às 14h, foi realizada a 74ª Assembleia do Ibross, Reservada a associados, a reunião ordinária recebeu representantes de diversas Organizações Sociais de Saúde (OSS) para alinhar diretrizes estratégicas que fortaleçam uma voz comum na atuação e administração do SUS.
Sobre o Ibross
O Instituto Brasileiro de Organizações Sociais de Saúde (Ibross) é a principal entidade representativa das OSS no Brasil. Atua na gestão de serviços públicos de Saúde em parceria com governos municipais e estaduais, promovendo a excelência na administração hospitalar e o atendimento de qualidade à população. Além disso, o Instituto lidera iniciativas de capacitação, estímulo à inovação e disseminação de boas práticas no setor.