Alinhado às discussões sobre as mudanças climáticas e seu impacto na vida das pessoas, o CEJAM esteve presente na COP30, realizada entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA). Durante a conferência, a instituição protocolou uma Carta de Compromisso com o Meio Ambiente e o Clima — reafirmando o entendimento de que saúde e o cuidado com o planeta caminham juntos.
Estiveram presentes na ocasião: Marceli Fradeschi Pereira (Gerente de Responsabilidade Social e Ambiental), Everton Tumilheiro Rafael (Coordenador ESG) e Aline Andrade Costa (Coordenadora de Responsabilidade Social).
O documento foi recebido pela secretária da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, Kelli Cristine de Oliveira Mafort, e será encaminhado ao Comitê da Presidência e, em seguida, ao Comitê da COP30.
“O CEJAM entende que a transição para um futuro de baixo carbono é inseparável da promoção de um Sistema Único de Saúde (SUS) sustentável, acessível e preparado para os impactos das mudanças climáticas”, destaca um trecho da carta.
O material ressalta, ainda, que a empresa tem adotado práticas sustentáveis nos serviços sob sua gestão, com foco em temas como:
• Eficiência energética e uso racional de recursos naturais;
• Gestão adequada de resíduos de serviços de saúde;
• Adoção de tecnologias limpas e digitais para reduzir emissões de carbono;
• Educação ambiental e engajamento de colaboradores, usuários e comunidades;
• Promoção da equidade, prevenção de doenças e bem-estar em ambientes resilientes e saudáveis.
Signatária do Pacto Global da ONU desde setembro de 2024, a instituição reforça, com esta iniciativa, mais um passo em apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda 2030, fortalecendo a construção de um mundo que valorize as pessoas, as comunidades e o meio ambiente.
