Com uma trajetória dedicada à saúde pública, o CEJAM completa 34 anos e renova seu compromisso com uma assistência humanizada, por meio de uma gestão eficiente, focada na equidade, na inovação e no bem-estar da população.
Presente em 18 municípios dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a Organização Social de Saúde (OSS), atua no gerenciamento de mais de 100 unidades e serviços, em fortalecimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Resultados que refletem excelência
Em 2024, os serviços sob gestão do CEJAM, em parceria com o poder público, alcançaram números expressivos, resultado de um trabalho contínuo de mais de 23 mil profissionais, garantindo atendimento qualificado e humanizado aos usuários do SUS.
– 3,8 milhões de consultas médicas realizadas, entre atenção básica, especializada, urgência e emergência e ambulatórios hospitalares;
– 106 mil cirurgias realizadas em unidades especializadas e hospitalares;
– Mais de 38,8 mil partos realizados em 14 maternidades onde atua;
– 134 mil saídas hospitalares, somando unidades hospitalares de gestão plena e serviços complementares;
– 2 milhões de exames realizados, incluindo análises clínicas e exames de imagem;
– 2.675 leitos SUS sob gestão, entre clínicos, cirúrgicos, Hospitais Dia, observação e complementares.
“Cada número representa uma vida tocada, um cuidado prestado, uma história transformada. Nossa missão é essa: transformar vidas por meio da saúde, com respeito, eficiência e compromisso com o bem-estar de cada pessoa. É esse impacto que nos inspira e nos move todos os dias”, afirma João Romano, gerente executivo do CEJAM.
Qualidade reconhecida por certificações
A atuação do CEJAM também se destaca pela conquista de certificações que atestam a qualidade dos serviços prestados. Ao todo, 38 unidades sob sua gestão possuem selos da Organização Nacional de Acreditação (ONA), em reconhecimento às boas práticas e aos padrões de excelência na saúde:
– 8 unidades com ONA Nível 3 (Ouro)
– 1 unidade com ONA Nível 2 (Prata)
– 29 unidades com ONA Nível 1 (Bronze)
– 1 unidade com selo CARF (reabilitação)
Inovação tecnológica a favor da saúde
Desde 2021, o CEJAM tem avançado na consolidação da área de inteligência de dados para fortalecer seu modelo assistencial centrado na pessoa, família e comunidade. Essa transformação tem como base a cultura Data Driven — decisões orientadas por dados — com foco direto no aprimoramento do cuidado prestado aos usuários.
A estratégia combina tecnologia e capacitação contínua dos profissionais para transformar informações em ações concretas. A partir do uso de indicadores monitorados em tempo real, a gestão ganha mais agilidade, precisão e capacidade de resposta às demandas da saúde pública.
Um dos marcos desse processo é a plataforma Florence, desenvolvida para centralizar a governança de dados, garantir segurança da informação e ampliar a autonomia das equipes. A ferramenta permite que os gestores visualizem rapidamente os principais indicadores da assistência por meio de dashboards dinâmicos e intuitivos, promovendo um cuidado ainda mais efetivo.
Outras iniciativas inovadoras do CEJAM também reiteram a importância da modernização do SUS, como a Telemedicina, que amplia o acesso da população a atendimentos médicos seguros e resolutivos, e o projeto Saúde da Família Digital, que contribui para ações de promoção e prevenção à saúde dos moradores dos distritos Jardim Ângela e Capão Redondo, por meio do aplicativo e-saúdeSP, da Prefeitura de São Paulo.
Instituto CEJAM
Um dos grandes diferenciais da organização é a atuação do Instituto CEJAM, fundado em 2010 com o objetivo de promover impacto positivo dentro das unidades de saúde gerenciadas pela Instituição e nas comunidades do entorno.
Por meio de programas e iniciativas estratégicas nas áreas de: saúde integral, voluntariado e responsabilidade social, ambiental e climática, o Instituto beneficia a vida de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Ainda em relação ao compromisso com a pauta socioambiental, nos últimos anos, a organização tem se engajado em ações para tornar suas operações mais sustentáveis. Em 2024, o CEJAM tornou-se signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) – maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.
Com isso, a empresa fortalece suas práticas alinhadas aos Dez Princípios Universais da ONU e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para conhecer mais sobre a atuação do CEJAM, acesse: www.cejam.org.br
Sobre o CEJAM
O CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a Instituição atua em parceria com o poder público no gerenciamento de serviços e programas de saúde em São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Campinas, Carapicuíba, Barueri, Franco da Rocha, Guarulhos, Santos, São Roque, Ribeirão Preto, Lins, Assis, Ferraz de Vasconcelos, Pariquera-Açu, Itapevi, Peruíbe e São José dos Campos.
A organização faz parte do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROSS), e tem a missão de ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde.
O CEJAM é considerado uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS), tendo conquistado, em 2025, a certificação Great Place to Work. O seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra e um dos fundadores da Instituição.
No ano de 2025, a organização lança a campanha “365 novos dias de saúde, inovação e solidariedade”, reforçando seu compromisso com os princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança).
