Notícias

Unidades do SUS gerenciadas pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês são certificadas

Acreditações representam a qualidade dos serviços prestados à comunidade

Ao completar dez anos de atividades em 2018, o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) – associado ao Ibross – trilha um caminho de destaque na busca pela excelência no serviço público de saúde. Três das cinco unidades gerenciadas pelo IRSSL conquistaram o selo da Organização Nacional de Acreditação: AME Interlagos (ONA nível 1), Hospital Regional de Jundiaí (ONA nível 2) e Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (ONA nível 1) e uma unidade, o Hospital Geral do Grajaú, encontra-se em processo de homologação de acreditação (ONA nível 2). O Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Mogi Mirim foi certificado por programa específico para serviços de reabilitação, a CARF (Commission on Accreditation of Rehabilitation Facilities) pelo período de 3 anos. As acreditações representam uma vitória de todos os colaboradores e reforçam o compromisso da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês em fortalecer o Sistema Único de Saúde no Brasil.

As exigências de nível 1 da ONA contemplam o atendimento aos requisitos básicos para a segurança na assistência prestada ao usuário. No AME Interlagos, as principais atividades desenvolvidas foram a estruturação de um planejamento estratégico, implantação de um novo modelo de governança interno, implantação de novos protocolos e diretrizes clínicas, aprimoramentos no sistema de gerenciamento de riscos e diversas melhorias em processos.

Para atender a todas as exigências, o Hospital Regional de Jundiaí implementou melhorias no atendimento e na assistência, novos protocolos e diretrizes, realizou diversas ações para redução de infecções, além da implantação de um sistema de aferição de desfechos clínicos pioneiro no sistema público de saúde. Houve a criação do Grupo de Empoderamento Sustentável, responsável por ações de humanização e sustentabilidade para os colaboradores e a comunidade local, no intuito de desenvolver melhores práticas assistenciais e gerenciar os custos.

De acordo com o IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde), entre os pontos fortes apresentados pelo Hospital Municipal Infantil Menino Jesus estão o pioneirismo na participação das mães na hospitalização das crianças, os programas de humanização, o nível de capacitação do corpo clínico e da equipe assistencial, atuação do Conselho Consultivo de Pacientes e Familiares, parcerias para atendimento de malformações congênitas, programa de bexiga neurogênica e reabilitação intestinal, orientações aos colaboradores e pacientes e programas multidisciplinares no ambulatório.

A trajetória rumo à certificação do Lucy Montoro também contou com visitas periódicas de consultor homologado para avaliar a adequação das normas e processos aos requisitos da CARF. A unidade investiu na atualização de todos os procedimentos aplicados nos programas, revisão de diretrizes clínicas, levantamento e monitoramento de indicadores, implantação de protocolos de segurança bem como a revisão da infraestrutura para a segurança de pacientes, colaboradores e familiares. No Brasil são apenas 10 unidades certificadas pela CARF, todas localizadas no estado de São Paulo.

Fonte: Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL)

Compartilhe

Notícias recentes

Endereço

Ed. The Union – SMAS, Trecho 3, Conjunto 3, Bloco B1, sala 303

Zona Industrial (Guará) CEP: 71215-300 Brasília – DF

Contato

+55 (61) 3044 7560
contato@ibross.org.br