Unidades de saúde do HCP Gestão são pilotos para o Planifica SUS em Pernambuco

Planifica SUS cria uma comunicação mais efetiva para acompanhar e qualificar o atendimento ao paciente em todos os níveis da Atenção

 

Teve início, na última semana, a primeira etapa de implantação do Planifica SUS nos 22 Estados que fizeram adesão ao projeto, inclusive Pernambuco. A UPAE Belo Jardim, que integra uma microrregional com oito municípios, foi escolhida como unidade piloto no Estado. “Estamos muito satisfeitos e empenhados nesse trabalho que dá o ponto de partida para tantas mudanças positivas no SUS”, afirma Alexandra Silvestre, coordenadora geral da UPAE Belo Jardim, um equipamento do Governo do Estado administrado pelo HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco, associada ao Ibross.

A Planificação envolve equipes da Atenção Básica e Atenção Ambulatorial Especializada, em atividades de qualificação das práticas em saúde. “O Planifica SUS cria uma comunicação mais efetiva para acompanhar e qualificar o atendimento ao paciente em todos os níveis da Atenção”, esclarece Ana Lúcia Ávila, assessora da Secretaria Executiva de Assistência à Saúde, da SES-PE. O Projeto teve a metodologia idealizada pelo CONASS (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) e a operacionalização está a cargo do Instituto Israelita de Responsabilidade Social, do Hospital Albert Einstein.

A consultora regional para Pernambuco, do Albert Einstein, é Gilcilene Pretta Cani. Pretta coordena o trabalho que acontecerá mês a mês, até novembro de 2020, quando haverá o Seminário Nacional para certificação final no Planifica SUS. Até lá, as oficinas mensais acontecem em dois momentos distintos: módulo de formação e conceitos e didáticas práticas. O trabalho será replicado para outras microrregiões, a exemplo da UPAE Arcoverde e UPAE Caruaru. Por isso, seus gestores, Luiz Gonzaga Júnior e João Peixoto, respectivamente, também participam da capacitação e, posteriormente, atuarão como tutores.

“Ficamos muito honrados pelo fato das unidades de saúde que administramos estarem participando como primeiros espaços deste momento importante de redirecionamento do SUS. Isso mostra que já somos uma referência reconhecida no atendimento de saúde, mas ao mesmo tempo aumenta a nossa responsabilidade com esse trabalho”, explica Filipe Bitu, superintendente geral do HCP Gestão.

Participam da programação do Planifica SUS, coordenadores e técnicos estaduais e municipais, consultores, analistas, facilitadores e tutores. Também presente na Oficina de Implantação, que aconteceu na UPAE Belo Jardim, no Agreste do Estado, a superintendente da Atenção Primária da SES-PE, Maria Francisca Carvalho; a Superintendente da Rede Ambulatorial e Hospitalar da SES-PE, Andréa Franklin e a analista de tutorial da Atenção Especializada do Instituto Israelita de Responsabilidade Social, Maria Cláudia Tavares de Mattos.

Fonte: HCP Gestão


Os comentários estão fechados.