Setembro Verde: Hospital Evangélico de Vila Velha é referência em transplante de rim, córnea e coração

A alegria no olhar de Simone Brito dos Santos emociona! No mês de agosto, a adolescente de 17 anos fez uma cirurgia de transplante de rim no Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), e ganhou uma nova vida. “Essa cirurgia devolveu a minha felicidade. Hoje posso fazer planos! Vou voltar a estudar, sair com meus amigos e ter uma vida normal”, conta a paciente.

Referência em transplantes de rim, córnea e coração, o Hospital Evangélico reforça, ainda mais no mês de setembro, a importância da doação de órgãos. Para isso, a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), em parceria com as equipes de transplantes do HEVV, farão uma grande ação para conscientizar as famílias sobre esse ato de amor.

Atualmente, no Espírito Santo, 1.231 pessoas aguardam por um transplante de rim. Magno Marchesi é um deles. Ele faz hemodiálise no Hospital Evangélico desde 2019 e está na fila de espera há um ano. Agora, está na expectativa de fazer o transplante de rim com doador vivo.

“Eu estou bem ansioso para realizar a cirurgia. Mas enquanto não acontecer, sigo fazendo a hemodiálise no HEVV. A equipe do serviço de nefrologia é maravilhosa, trata a gente com muito carinho e isso faz toda a diferença durante o tratamento”, declara Magno.

Para a nefrologista, Luciana de Assis Borba, as pessoas ainda têm muito medo de autorizar a doação de órgãos. “É muito importante falar sobre esse assunto e retirar as dúvidas de como o processo acontece. Qualquer pessoa que teve morte encefálica e a família autorize a doação, pode salvar muitas vidas”, reforça a médica.

O Hospital Evangélico realizou 17 transplantes renais em 2022. “Nosso objetivo é que o número aumente ainda mais. Sensibilizar as pessoas para que a doação de órgãos se concretize é o primeiro passo”, destaca Bruno Majevski, enfermeiro referência de transplante do HEVV.

Fonte: http://www.evangelicovv.com.br/noticias/1875-setembro-verde-a-esperanca-de-uma-nova-vida


Os comentários estão fechados.