Notícias

Outubro Rosa, o diagnóstico precoce salva vidas: HCP dá orientações sobre o câncer de mama

 

DESTAQUE.jpg

 

Se detectado no início, o câncer de mama, principal tipo de câncer que acomete as mulheres em todo o mundo, tem 95% de chances de cura, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). Para que isso aconteça, é importante que seja feito o acompanhamento médico periódico e a realização dos exames de rastreio, em especial, a mamografia –  a maneira mais eficiente de identificar a doença antes dos nódulos nos seios serem palpáveis. Referência no tratamento da doença, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) lança, neste mês da ação mundial Outubro Rosa,  a campanha “Já fez sua mamografia este ano?”.  Todo conteúdo pode ser conferido no site hcp.org.br e nas redes sociais @sigahcp, a partir do dia 1º de outubro.

Dentro da missão de trabalhar apoiando programas de prevenção de câncer, o HCP faz mamografia durante todo o ano. “O Outubro Rosa serve como alerta para que a mulher se conscientize da importância da mamografia. Mesmo neste momento de pandemia da Covid-19, o exame deve ser feito. Quanto mais cedo a doença for detectada, maior a possibilidade de um tratamento menos invasivo e maior a chance de cura. Sabendo dessa importância, nos preparamos para atender às pacientes seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde municipais e estaduais”, ressalta o superintendente técnico do HCP, dr. Fábio Malta.

A equipe médica do HCP recomenda que a mulher se submeta ao exame anualmente, a partir dos 40 anos de idade, mas em caso de histórico familiar o procedimento pode ser solicitado por um médico em idades mais jovens e em intervalos menores. Para fazer a mamografia no Hospital de Câncer, a paciente deve fazer o agendamento por telefone, de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, no número (81) 3217.8188. Em 2019, foram realizadas mais de 10 mil mamografias na instituição.

Ainda visando estimular o diagnóstico precoce e reforçar a importância do imediato início do tratamento após a confirmação da doença, o HCP uniu forças com o Hospital da Mulher do Recife (HMR). Durante o mês de outubro, as pacientes do HMR, que realizarem a mamografia e tiverem indicativo de câncer de mama, já serão agendadas pela equipe do HMR para iniciarem o tratamento no HCP. A ação tem o objetivo de proporcionar o imediato início do tratamento, além de evitar que a paciente precise locomover-se para realizar o agendamento da consulta com o mastologista no Hospital de Câncer ou em outra instituição de saúde.

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve pela multiplicação desordenada de células na região da mama. A doença não tem causa única, a idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença – segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos – Ainda entre os principais fatores de risco estão obesidade e sobrepeso, consumo de cigarro e bebida alcoólica, sedentarismo, histórico familiar de câncer de mama em homens, alteração genética, entre outros.

Entre os principais sintomas estão nódulo único endurecido; irritação, inchaço, dor ou vermelhidão na mama; retração da pele; secreção sanguinolenta no mamilo; inchaço no braço. O tratamento varia de acordo com o tipo e o estadiamento da doença, classificado de I a IV, de acordo com as características do tumor. “O tratamento dependerá do tamanho da lesão. Entre os principais procedimentos estão a quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Em casos mais agressivos, se faz necessário a combinação de dois ou mais procedimentos”, explica a coordenadora do serviço de mastologia do HCP, dra. Denise Sobral.

Câncer de mama em números: Apesar de rara,  a doença pode acometer também os homens, representando 1% do total de casos da doença. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama deve acometer, ainda em 2020, 66.280 pessoas. Para o INCA, 17.763 pessoas morreram pela doença em 2018, sendo 17.572 mulheres e 189 homens.

 

Fonte: HCP

Compartilhe

Notícias recentes

Endereço

Ed. The Union – SMAS, Trecho 3, Conjunto 3, Bloco B1, sala 303

Zona Industrial (Guará) CEP: 71215-300 Brasília – DF

Contato

+55 (61) 3044 7560
contato@ibross.org.br