Projeto Luz da Idade promove integração entre crianças e pacientes

Visita de alunos aos idosos que moram no hospital proporciona troca de experiências e bem estar aos pacientes

 

Alunos do Centro de Ensino em Período Integral Santa Marta fizeram uma visita ao Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás gerenciada pela Associação Goiana de Integralização e Reabilitação – AGIR (filiada ao Ibross). A visita, realizada na última sexta-feira (5/4), faz parte do projeto Luz da Idade, que tem como objetivo promover a troca de experiências entre os alunos da escola e os moradores da Residência Assistencial, local de acolhimento de longa permanência para os pacientes do hospital.

O encontro foi acompanhado por professores e diretores do Centro de Ensino, além de colaboradores e pacientes/alunos do projeto Classe Hospitalar, uma parceria entre o HDS e a Secretaria de Educação de Senador Canedo. Os estudantes, todos vestidos a caráter, apresentaram números de mágica, dança e acrobacias.

Para a diretora da escola, Karla Rachel da Cunha Lopes, o projeto Luz da Idade aproxima as crianças dos ensinamentos que são passados em sala de aula. “Participar desse projeto representa nossa preocupação com a formação do caráter dos nossos alunos. Com essa convivência eles aprendem a valorizar e respeitar o idoso, além de poderem trocar experiências com os idosos”.

Além da visita no hospital, o projeto prevê a abordagem dos temas “envelhecimento”, “respeito” e “amor ao próximo” dentro de sala de aula, como tema de redações, por exemplo. Para a supervisora de Reabilitação Psicossocial do HDS, Cledma Pereira Ludovico, o contato com as crianças leva vida e alegria aos pacientes moradores do hospital.

“Precisamos entender que em qualquer fase da vida é possível brilhar, por isso o nome Luz da Idade. Com esse projeto as crianças entendem um pouco mais sobre envelhecimento e inclusão, ao mesmo tempo em que os adultos e idosos entendem que não podemos perder o lado infantil e feliz da vida”.

Esse foi o primeiro encontro do projeto, que deve acontecer uma vez ao mês a partir de agora. O Luz da Idade é uma parceria entre o HDS e o Centro de Ensino em Período Integral Santa Marta, escola vizinha ao hospital.

Fonte: Comunicação AGIR


Os comentários estão fechados.