Santa Casa da Bahia

Fundada em 1549 para semear o cuidado ao próximo, a Santa Casa da Bahia veio junto com os portugueses e os mesmos ideais da Santa Casa de Lisboa. A história da terceira Santa Casa de Misericórdia do Brasil, nascida no mesmo ano da cidade de Salvador, começou em uma construção de taipa e palha que deu origem ao primeiro hospital da Bahia.

Assim, iniciou-se a trajetória da entidade que, por cerca de 200 anos, foi a única do Estado a prestar assistência à população, sempre inspirada nas 14 obras de Misericórdia. Aliando tradição e modernidade, a secular e pioneira instituição baiana consolidou-se como uma complexo assistencial que atua nas áreas de saúde, cultura, ensino e pesquisa, ação social e educação infantil.

Ao longo dos séculos, viveu de perto a história dos baianos, acolhendo enfermos, apoiando famílias carentes, investindo em novas tecnologias ligadas à saúde, e na capacitação de profissionais. A Irmandade mantém sua atuação de forma continuada, a serviço do bem da população.

Unidades Públicas administradas

Com sólida experiência em gestão de Unidades Públicas, a Santa Casa da Bahia, atuando como Organização Social, orgulha-se em ter administrado a Maternidade José Maria de Magalhães Neto durante os primeiros 10 anos e sete meses de operação, com reconhecida qualificação operacional, tornando-se maternidade de referência do Estado da Bahia. Com 243 leitos, oferecia excelência na assistência às gestantes com gravidez de alto risco e no tratamento em recém-nascidos patológicos ou prematuros pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Administra sob concessão, desde 2017, o Hospital Municipal de Catu, com 39 leitos.

Em 2018, foi selecionada pela Prefeitura Municipal de Salvador para planejar, operacionalizar e executar as ações e serviços de saúde do Hospital Municipal de Salvador, de alta complexidade, com estrutura de 210 leitos.

A Instituição também administra dois Multicentros de Saúde da Prefeitura na capital baiana: Vale das Pedrinhas e Amaralina, atendendo a 17 especialidades, cada.


IBROSS / Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde

St Smas, S/N, Conj 3 Trecho 3 Bloco B2 Sala 222 – Ed. The Union
Zona Industrial (Guara), Brasília – DF
CEP 71215-300