Hospital Santa Marcelina

O Santa Marcelina, maior serviço de saúde da Zona Leste de São Paulo, é um dos quatro hospitais de grande porte da cidade. Filantrópico, mantém 87% de seu atendimento dedicado ao SUS.

Possui mais de 700 leitos para atendimento a particulares, convênios e SUS, sendo 106 voltados à terapia intensiva. Atualmente, tem um quadro funcional com mais de 3,5 mil profissionais, com aproximadamente 800 médicos. Diariamente passam pelo complexo, entre funcionários, pacientes e prestadores de serviços, cerca de 10 mil pessoas.

O Hospital conta com completo Centro de Diagnóstico por Imagem, com ressonância magnética, tomografia, mamografia, medicina nuclear e hemodinâmica. Dispõe de banco de sangue próprio. É referência em transplantes de medula óssea e de rim e está capacitado para transplantes de coração, fígado e córnea e constitui um dos quatro Plantões Controladores Universitários de São Paulo, instituídos pela Secretaria Estadual de Saúde e implantados para o atendimento dos casos de alta complexidade.

Há 22 anos atua na Atenção Primária à Saúde (APS) em parceria com a Secretaria Municipal de São Paulo, gerenciando 110 serviços de atenção básica como Estratégia Saúde da Família (ESF), Atendimento Médico Ambulatorial (AMA), Centro Psicossocial (CAPS), Centro Especializado de Odontologia (CEO), entre outros.

Em 1998, foi a primeira Organização Social de Saúde (OSS) em parceria com o Governo do Estado na gestão do Hospital Itaim Paulista, em 2000, a gestão do Hospital Itaquaquecetuba e 2008, o primeiro Ambulatório Médico de Especialidades – AME que deu novo formato ao ambulatório do hospital.

Em 2007 iniciou o primeiro Contrato de Gestão da Microrregião Cidade Tiradentes/Guaianases, como Organização Social junto ao município, além do Hospital Municipal de Cidade Tiradentes, também em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Para o aperfeiçoamento dos profissionais, o Santa Marcelina desenvolve 42 programas de residência médica e de especialização e mantém, desde 1969, a Escola de Formação de Profissionais da Saúde, com cursos profissionalizantes em nível médio, além dos cursos superiores de Enfermagem e Medicina, no campus Itaquera da Faculdade Santa Marcelina.


IBROSS / Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde

St Smas, S/N, Conj 3 Trecho 3 Bloco B2 Sala 222 – Ed. The Union
Zona Industrial (Guara), Brasília – DF
CEP 71215-300