Notícias

Hospital Menino Jesus ganha obra do artista plástico americano Jason Hulfish

O ambulatório do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, gerido pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês – associado Ibross, ganha obra do renomado artista plástico Jason Hulfish.

Conhecido por sua pintura com cores vivas e lúdicas, o americano recria um jardim encantado baseando-se no livro “Como nasceu a alegria”, do escritor mineiro Rubem Alves. Na obra, Rubem conta a história de uma flor que nasceu com uma pétala partida, em referência à fissura labiopalatina, condição com a qual nasceu sua filha Raquel Alves.

O artista é um importante voluntário da Smile Train, organização internacional sem fins lucrativos voltada para a causa da fissura labiopalatina e parceira do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês. O americano oferece seu talento e seu nome internacionalmente conhecido para levar alegria a centros e hospitais e mostrar ao mundo a importância do tratamento e do voluntariado.

Crédito: André Montejano

 

Leia a notícia completa:

Trazido pela ONG Smile Train, o artista plástico Jason Hulfish volta ao Brasil para reproduzir obras de livro do escritor Rubem Alves, no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (SP)

De volta ao Brasil a convite da Smile Train – organização internacional sem fins lucrativos voltada para a causa da fissura labiopalatina -, o artista plástico Jason Hulfish pintará um jardim encantado e colorido no ambulatório do Hospital Menino Jesus, a partir do próximo dia 25 de fevereiro. A unidade pública de saúde é gerida pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, importante parceiro da Smile Train na cidade de São Paulo.  O jardim encantado que será pintado pelo artista remonta ao livro “Como nasceu a alegria”, de Rubem Alves.

Na obra, o escritor conta a história de uma flor que nasceu com uma pétala partida – uma referência à fissura labiopalatina com a qual nasceu sua filha Raquel Alves. A pintura terá início no dia 25 de fevereiro e será concluída no dia 1° de março. Nesta data, às 10h, crianças pacientes do instituto participarão da entrega do projeto com o artista. O evento contará ainda com a participação de Raquel Alves, que representará o Instituto Rubem Alves, e da Miss Brasil Monalysa Alcântara, que participou do Miss Universo 2017, concurso parceiro da Smile Train em todo o mundo.

Jason Hulfish é um renomado artista e designer americano. Sua pintura é mundialmente conhecida por ser marcada por cores vivas e lúdicas. Jason tem entre seus clientes artistas e esportistas famosos e também é muito conhecido por ter participado do programa americano de TV “Extreme Make Over Home Edition”, que reuniu diversos profissionais para reformar por inteiro o lar de pessoas que precisavam de uma mudança radical em suas casas, mas não tinham recursos para realizar a reforma.

“Jason é um voluntário muito importante para a Smile Train, pois oferece seu talento de artista renomado para trazer alegria dentro dos centros e hospitais parceiros da Smile Train com sua técnica de pintura em 3D conhecida internacionalmente. Assim, ele nos ajuda fazendo a divulgação sobre o trabalho da Smile Train no país e mostrando a importância do tratamento e do voluntariado. Ao modificar ambientes antes tristes e sem vida, ele alegra com suas cores a vida dos pacientes fissurados que precisam repetidamente se tratarem nos hospitais”, pontua a diretora geral da Smile Train na América do Sul, Mariane Góes.

Localizado em São Paulo, o Hospital Menino Jesus é administrado pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês. A instituição, parceira da Smile Train, ocupa um papel de destaque no cenário da saúde pública da capital sendo referência no atendimento de qualidade à criança e adolescente, de zero até 18 anos incompletos. Na causa da fissura, destacou- se por ser a criadora do modelador nasal e de pesquisas com células tronco, ambas para o tratamento de crianças nascidas com fissura de lábio e palato. O modelador serve para corrigir a fissura labial nos primeiros meses de vida.

Só no ano passado, o Hospital Menino Jesus realizou 259 cirurgias em pacientes com fissura labiopalatina. Neste período, a Smile Train auxiliou na compra de instrumentais cirúrgicos e de um videolaringoscópio.

Sobre a Smile Train:

A Smile Train é uma instituição internacional de caridade infantil com abordagem sustentável para um único e solucionável problema: fissura de lábio e palato. Milhões de crianças nos países em desenvolvimento convivem com a vergonha das fissuras ainda sem reparo e, o mais importante, têm dificuldade em comer, respirar e falar. A cirurgia de reparação de fissura é simples e a transformação é imediata. O modelo sustentável da Smile Train oferece treinamento e financiamento para capacitar os médicos locais em mais de 85 países em desenvolvimento, fornecendo gratuitamente a cirurgia de reparação de fissura em comunidades.

No Brasil desde 1999, a Smile Train alcançou em 2017 a marca de 4.500 de cirurgias realizadas. Este ano, a expectativa é que sejam feitas 5 mil cirurgias. No país, estima-se que a cada 650 recém-nascidos, uma criança nasça com fissura lábio palatina.

Sobre Jason Hulfish:

Jason Hulfish é um empreendedor da Flórida, renomado muralista e designer de mobiliário. No início de sua carreira, Jason projetava t-shirts exclusivas, o que o lançou no elaborado setor de design personalizado para os espaços residenciais e comerciais.

Por mais de 20 anos Jason captura a imaginação de seus clientes, que incluem celebridades e atletas profissionais, para transformar quartos em obras de arte 3D, através da arte funcional. Com uma paixão pelo voluntariado, Jason tem contribuído para inúmeras causas, incluindo a Smile Train, a Ronald McDonald House Charities e Fundação IMPACT, entre muitos outros.

Sobre o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês:

Com o compromisso de contribuir de forma efetiva para a melhoria contínua dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde, o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) foi criado em 2008, por iniciativa da Sociedade Beneficente de Senhoras Sírio-Libanês. O IRSSL é uma instituição sem finalidade lucrativa, de natureza filantrópica e diretamente ligada à missão do Hospital Sírio-Libanês (HSL) que prevê o desenvolvimento social responsável.

Reconhecido como organização social, o IRSSL atua na promoção da saúde do cidadão e da comunidade por meio da gestão de contratos de aparelhos públicos do Estado e do Município de São Paulo. O modelo de gestão adotado prioriza eficiência dos resultados assistenciais, eficácia no atendimento e transparência na prestação de contas aos gestores do poder público.

Fonte: Comunicação Institucional / Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês

Compartilhe

Notícias recentes

Endereço

Ed. The Union – SMAS, Trecho 3, Conjunto 3, Bloco B1, sala 303

Zona Industrial (Guará) CEP: 71215-300 Brasília – DF

Contato

+55 (61) 3044 7560
contato@ibross.org.br