Notícias

Centro Sony Santos celebra primeiro ano de funcionamento em Pernambuco

O Hospital da Mulher do Recife celebrou, dia 31 de julho deste ano, o primeiro ano de funcionamento do Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos. O serviço funciona 24 horas por dia e está disponível por livre demanda para mulheres de todo o Estado, a partir dos dez anos de idade. O espaço é um dos poucos no País onde a mulher pode ser atendida de forma plena, sem precisar se deslocar. No local, ela recebe atendimento psicológico, de assistência social, pode fazer o boletim de ocorrência, o exame ginecológico e ser atendida no próprio Hospital.

Durante a celebração, o superintendente do Hospital do Câncer de Pernambuco – HCP Gestão, Filipe Bitu, agradeceu o trabalho e o empenho da equipe do Sony Santos e dos gestores do Hospital da Mulher. “Parabéns a todos pela competência e humanização no acolhimento a essas mulheres, que chegam aqui tão fragilizadas”, enfatizou. O HCP Gestão é a Organização Social de Saúde (OSS), que gerencia o Hospital da Mulher do Recife, além de fazer parte  do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross).

“Trabalhamos para modificar a história de violência dessa mulher, amenizando as dores do presente e tentando fortalece-la para o futuro”, destacou Isabela Coutinho, diretora do HMR.

Em um ano de existência, o Sony Santos já fez quase 800 atendimentos, seja de primeira vez ou de retorno. “Buscarmos ser agentes transformadores na vida dessas mulheres e, para isso, nos identificamos com suas dores, seus traumas”, afirmou Sandra Leite, coordenadora do serviço. “Devemos sempre lembrar que podíamos estar no lugar delas, e isso é uma forma de nos responsabilizarmos com o problema da violência”, completou Cinthia Komuro, diretora médica do hospital.

“A gratidão é nossa por fazer parte desta equipe”, afirmou Patrícia Guedes, psicóloga do Centro, que junto com outros colegas expressou sua alegria com o momento. O evento teve ainda homenagens para a equipe do Sony, representada em painéis comemorativos, parabéns, corte do bolo e lanche.

Atendimento – Instalado num prédio anexo ao hospital, com entrada pela lateral, o Centro foi construído de forma a manter a privacidade da mulher. O atendimento também mantém a confidencialidade necessária nesses casos. No serviço, além do atendimento de saúde e psicossocial, a mulher vítima de violência física e/ou sexual, tem à disposição o registro policial, se ela desejar; e a perícia do legista, caso necessário. Essa integração entre os serviços é resultado de uma parceria entre a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Defesa Social.

Fonte:  Assessoria de Imprensa Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer

Compartilhe

Notícias recentes

Endereço

Ed. The Union – SMAS, Trecho 3, Conjunto 3, Bloco B1, sala 303

Zona Industrial (Guará) CEP: 71215-300 Brasília – DF

Contato

+55 (61) 3044 7560
contato@ibross.org.br