Notícias

Caminhão da Oficina Ortopédica do CRER entregou mais de três mil órteses e próteses em 2018

Unidade móvel realiza atendimentos em diversos municípios, facilitando o acesso à pessoas com dificuldades de deslocamentos

 

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER) conta com um grande aliado para atender a população que precisa de produtos ortopédicos. O caminhão da Oficina Ortopédica Itinerante da instituição viaja por diversos municípios de Goiás fazendo avaliação de pacientes e entregando órteses, próteses e outros dispositivos ortopédicos.

Em 2018, com a unidade móvel, a equipe do CRER prestou assistência a 1.890 pessoas e distribuiu 3.427 mil produtos ortopédicos, gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. A oficina itinerante facilita o acesso ao atendimento das pessoas com dificuldades de deslocamento, especialmente os pacientes portadores de deficiência física. A Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (AGIR), filiada ao Ibross, é a gestora do CRER.

Leia a matéria na íntegra:

Oficina Ortopédica Itinerante do CRER entrega mais de 300 dispositivos ortopédicos em Iporá

O caminhão da Oficina Ortopédica Itinerante do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, unidade da SES-GO, está na cidade de Iporá, interior de Goiás, realizando a entrega de mais de 300 dispositivos ortopédicos à população. O veículo com a equipe de profissionais do CRER fica na cidade até o dia 21 de dezembro.

O aposentado Jurandir Alves Barbosa, de 70 anos, foi uma das pessoas atendidas durante o trabalho da Oficina Itinerante na cidade. “Sou diabético e, por isso, tenho dificuldade em ficar viajando para Goiânia para conseguir esse tipo de atendimento. Poder receber atendimento, o calçado e a palmilha para pé neuropático aqui, na minha cidade, me deixou muito satisfeito e feliz”.

Além da cidade de Iporá, que é a última a receber a Oficina Ortopédica Itinerante do CRER este ano, a unidade móvel da Oficina já passou pelos municípios de Ceres, Goiás, São Luís de Montes Belos, Rio Verde, Itumbiara, Ipameri, Formosa, Uruaçu, Porangatu, Valparaíso, Jataí, Goianésia e Terezópolis. Ao todo, 1.890 pessoas foram atendidas e 3.427 mil dispositivos foram entregues em 2018.

Em funcionamento desde agosto de 2017, a Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre do CRER faz parte do programa “Viver sem Limites”, do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde de Goiás. Todo o atendimento realizado no caminhão é gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“A importância desse trabalho é poder facilitar o acesso às órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção aos pacientes portadores de deficiência física que muitas vezes têm dificuldade de deslocamento. A Oficina consegue chegar a todos os cantos do Estado, para democratizar, ainda mais, o atendimento realizado pelo CRER”, explica o gestor da Oficina Itinerante, Rodrigo Campos.

Os atendimentos na Oficina Itinerante acontecem em duas etapas. Em um primeiro momento, o caminhão fica na cidade por uma semana fazendo cadastro, colhendo medidas, recolhendo prescrições médicas e avaliando os pacientes. Depois de 60 dias, a unidade móvel volta ao município para a entrega dos produtos ortopédicos confeccionados pela Oficina Ortopédica do CRER.

Estão na cidade de Iporá entregando os dispositivos ortopédicos o fisioterapeuta Rodrigo Campos, os técnicos ortopédicos Ricardo Souza e Julive Alves técnico, o agente administrativo Thiago Henrique dos Santos e o motorista Clayton Araújo.

Fonte: http://www.agirgo.org.br/noticias/noticias-descricao.php?id_noticia=1270

Compartilhe

Notícias recentes

Endereço

Ed. The Union – SMAS, Trecho 3, Conjunto 3, Bloco B1, sala 303

Zona Industrial (Guará) CEP: 71215-300 Brasília – DF

Contato

+55 (61) 3044 7560
contato@ibross.org.br