Acreditação

Uma das principais iniciativas do Ibross é o programa QualIES, que avalia as políticas e práticas de integridade e compliance nas OSS, com o objetivo de reconhecer as instituições que realizam um trabalho sério e transparente, tenham boa governança, sejam representativas da sociedade, cumpram uma série de normas de segurança e metas quantitativas e qualitativas, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelos gestores públicos.

O processo está sendo desenvolvido pelo Instituto Ética Saúde, uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que congrega empresas e instituições com a proposta e o compromisso de criar, voluntariamente, regras para a prevenção de suborno e corrupção no setor saúde. O Instituto Ética Saúde (IES) busca garantir a sustentabilidade do sistema de saúde por meio de uma conduta ética entre os atores em um ambiente justo e transparente.

O QualIES é um programa que avalia o nível de maturidade de Sistemas de Integridade das instituições e empresas que atuam na área da Saúde no Brasil – OSS, fabricantes, distribuidores e importadores de produtos médicos, laboratórios de análises clínicas e hospitais. O projeto vai traçar novas diretrizes para o mercado e foi desenvolvido por um comitê que reúne as maiores companhias de auditoria do mundo: Deloitte, Ernst & Young, Grant Thornton, KPMG e PwC.

A classificação da maturidade dos Sistemas de Integridade vai de 1 a 5, de acordo com critérios e testes padronizados que avaliam:

– Gestão: existência de um Comitê de Ética/Compliance (Compliance Officer), sua independência e autonomia;
Políticas e Procedimentos: Código de conduta, políticas e canal de denúncia;
– Treinamento: existência, rastreabilidade e frequência;
– Terceiros/Parceiros de Negócios: existência de due diligence e cláusula anticorrupção nos contratos;
– Monitoramento e Auditoria: controle, acompanhamento, revisão e auditoria contínuas da implementação integral e efetividade do Programa de Integridade;
– Registros Contábeis/ Teste de Transação: verificação de determinadas rubricas contábeis;
– Canal de Denúncia: existência, efetividade e divulgação do canal de denúncia.

As empresas avaliadas recebem uma Certidão Ética Saúde, que contém o ano de associação ao IES, a situação atual do associado junto ao Conselho de Ética, o resultado da autoavaliação anual de compliance que o Instituto aplica e a nota do QualIES.


IBROSS / Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde

St Smas, S/N, Conj 3 Trecho 3 Bloco B2 Sala 222 – Ed. The Union
Zona Industrial (Guara), Brasília – DF
CEP 71215-300