Notícias

HRC E HRSC recebem Menção Honrosa em premiação nacional

De acordo com matéria publicada no site do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), a entidade teve dois de seus hospitais representados no Prêmio Amigo do Meio Ambiente – O Hospital Regional do Cariri (HRC), já premiado em 2016 e o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC).

Jorge Luiz, mentor do projeto no HRC e Vital de Oliveira Ribeiro Filho, Coordenador do Projeto Cidade Sem Máscaras no Brasil.

Pelo segundo ano consecutivo o Hospital Regional do Cariri é reconhecido como Hospital Amigo do Meio Ambiente, dessa vez certificado com Menção Honrosa pelo projeto “Praça da Sustentabilidade”. Junto com ele, o Hospital Regional do Sertão Central, inaugurado há apenas um ano, foi certificado pelo projeto “Implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos no HRSC”. A ação promovida pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo é uma iniciativa que visa reconhecer o esforço dos serviços de saúde que desenvolvem projetos ambientais nas unidades hospitalares. Em sua décima edição, foram avaliados 116 projetos de 10 estados brasileiros abordando as mais diversas iniciativas ambientais que fazem o SUS mais verde e sustentável.

O Certificado de Menção Honrosa é conferido aos trabalhos que, segundo a Comissão de Avaliação, apresentam ações efetivas de melhoria e gestão dos impactos ambientais em organizações de saúde, públicas ou privadas, pertencentes ao SUS.

Conheça um pouco dos dois projetos certificados

Praça da Sustentabilidade

O Projeto tem como finalidade oferecer aos colaboradores e a sociedade como um todo um espaço público verde e de qualidade, onde possam passar seu horário de almoço, seus intervalos de descanso e etc. “Para isso, o hospital destinará uma porcentagem da área do HRC que já está gramada e com diversas árvores que proporcionam sombra o dia todo. Um espaço onde não só nossos colaboradores, mais também alunos, professores, colaboradores dos prédios circunvizinhos e sociedade civil possam utilizar”, destacou Jorge Luiz, colaborador do HRC e mentor do projeto.

“A criação desse espaço, reafirma a preocupação da Instituição com a responsabilidade socioambiental. Esperamos com esta iniciativa, desenvolver um sentimento de pertencimento nas pessoas e de cuidado com o meio ambiente, assim rompendo o paradigma de que um hospital é um lugar apenas de tristeza e/ou doença, mas que seja um lugar de coletividade, felicidade e de saúde física e mental”, afirmou Demostênia Coelho, Diretora Geral do HRC.

Implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos no HRSC

A implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos conta com a participação de uma equipe multiprofissional que está presente diariamente nas unidades assistenciais realizando uma abordagem educativa, estratégia que tem garantido resultados mais efetivos. O trabalho inscrito abordou as iniciativas da Comissão de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde e as demais práticas de sustentabilidade realizadas pelo hospital no seu primeiro ano de funcionamento. Ações relacionadas à redução no consumo de água, reciclagem de resíduos, manejo de resíduos perigosos e treinamento ativo de colaboradores, foram descritas no projeto. “O HRSC atualmente apresenta uma equipe muito engajada e consciente sobre a importância do manejo adequado dos resíduos, e sobre a necessidade de prestar uma assistência de qualidade com foco na sustentabilidade e no respeito ao meio ambiente”, afirma Alayanne Menezes da Silveira – Diretora de Gestão e Atendimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa (HRC) – Raquel Oliveira.

 

Compartilhe

Notícias recentes

Endereço

Ed. The Union – SMAS, Trecho 3, Conjunto 3, Bloco B1, sala 303

Zona Industrial (Guará) CEP: 71215-300 Brasília – DF

Contato

+55 (61) 3044 7560
contato@ibross.org.br