Notícias

Em reportagem sobre os caminhos da saúde no Brasil, revista Exame destaca modelo de OSS

A Revista Exame publicou duas reportagens no final do mês passado, em que foram avaliados os caminhos da saúde no Brasil. A primeira publicada dia 21/09/17, com o título “Um debate fundamental: como salvar a saúde no Brasil”, (confira na íntegra), concluiu que uma boa gestão é o início do tratamento adequado para os problemas do sistema de saúde no Brasil, com destaque para a tendência de contratação de organizações sociais para administrar hospitais.

De acordo com o texto, o sistema é considerado eficiente porque as entidades operam livres da burocracia: podem escolher funcionários sem concurso público e compram insumos e serviços sem licitação. A remuneração é por uma espécie de pacote de procedimentos: a organização recebe um valor fixo e tem de se virar para dar conta do serviço, sempre seguindo metas de qualidade.

A reportagem apresenta dados do Banco Mundial, que mostram que no modelo de OSS o tempo médio de permanência por leito é 36% menor, o custo médio por paciente é 8% inferior e a taxa de ocupação do leito é 12% maior. O estado de Goiás optou por transferir a gestão de seus 16 hospitais para essa modalidade. “Ampliamos o quadro de auditores e adotamos sistemas que acompanham cada compra da organização em tempo real”, diz Leonardo Vilela, secretário de Saúde de Goiás. O resultado: os gastos com medicamentos em algumas unidades caíram para menos da metade.

Em Pernambuco, que começou a adotar o modelo em 2010, parte da estrutura foi mantida na administração direta. “É uma forma de proteção. Se há uma greve dos servidores, temos os hospitais das organizações sociais para compensar. Se uma crise dificulta essa atividade, mantemos os hospitais de administração direta do estado funcionando”, diz Iran Costa, secretário de Saúde de Pernambuco. Lá, os hospitais das organizações consomem 24% do orçamento, mas fazem 36% dos procedimentos.

A segunda reportagem publicada em 28/09/17, intitulada “Organizações Sociais modernas aumentam a eficácia dos serviços públicos de saúde”, (confira na íntegra), traz um breve histórico das Organizações Sociais pelo mundo, e faz um paralelo com o Brasil, destacando os pontos positivos e os avanços com a o modelo de sucesso.

Fonte: Revista Exame – https://goo.gl/HLzYEF

 

Compartilhe

Notícias recentes

Endereço

Ed. The Union – SMAS, Trecho 3, Conjunto 3, Bloco B1, sala 303

Zona Industrial (Guará) CEP: 71215-300 Brasília – DF

Contato

+55 (61) 3044 7560
contato@ibross.org.br